previdência

VÍDEO: INSS retoma expediente externo com quatro serviços

Todos os atendimentos acontecem mediante agendamento

Natália Müller Poll
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Após seis meses com atendimentos presenciais suspensos em decorrência da pandemia da Covid-19, a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Santa Maria voltou a funcionar em expediente externo, na manhã desta segunda-feira. Beneficiários que buscaram atendimento diretamente na agência, receberam um informativo que anuncia perícia médica como um dos serviços disponíveis. Porém, a gerência executiva do INSS Santa Maria, diz que a previsão é de que a agência fique pronta e apta para as perícias médicas somente na sexta-feira. 


Agências do Banrisul reabrem em Santa Maria após fecharem por casos de Covid-19

A retomada desses atendimentos médicos é de responsabilidade da Subsecretaria de Perícia Médica Federal, que até o fechamento da edição, não havia atendido as ligações.

A partir de agora, os atendimentos serão restritos, realizados apenas mediante agendamento prévio, através do telefone 135 ou do aplicativo Meu INSS. Esses atendimentos presenciais deveriam ter sido retomados ainda no dia 14 de setembro, junto com grande parte das agências do país.

Em Santa Maria, a suspensão de mais 14 dias se deu por conta de uma funcionária da agência ter testado positivo para a Covid-19. A medida foi tomada com o objetivo de preservar a saúde dos colaboradores e beneficiários.

ESF São João é fechada depois de funcionário testar positivo para Covid-19

SITUAÇÃO ATUAL
Nesta primeira fase de reabertura serão realizados apenas os atendimentos agendados previamente, como serviços de avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. A abertura das agências em todo o país é feita de forma gradual, para evitar aglomerações.

Ainda conforme a gerência executiva, a agenda para os serviços administrativos da agência foi aberta do zero no domingo, por isso poucos segurados foram atendidos no primeiro dia, mas que "a tendência é que os agendamentos aumentem nos próximos dias". Então, para quem tem urgência, a dica é realizar os agendamentos o mais breve possível.

Informações poderão ser obtidas pela Central 135 ou pelo site e aplicativo Meu INSS, que possui ferramenta de dúvidas e informações, com assistente virtual através de um chat humanizado.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190