#portodosnós

VÍDEO: há 26 anos, empresa familiar forma condutores na cidade

Responsabilidade e inovação são prioridades dos diretores do CFC

18.398
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)
No CFC Ativa há duas décadas, Edson Viana prioriza os valores recebidos ainda no início desta trajetoria, como respeito e comprometimento


Foto: Pedro Piegas (Diário)
No CFC Ativa há duas décadas, Edson Viana prioriza os valores recebidos ainda no início desta trajetoria, como respeito e comprometimento

O Centro de Formação de Condutores (CFC) Ativa, de Santa Maria, foi inaugurado em 1994. Porém, a história de compromisso com o Rio Grande do Sul teve início antes dessa época. O ijuíense Francisco Osvaldino Pinto, falecido, trabalhou em três autoescolas de Porto Alegre, fundadas pelo pai, o santa-cruzense Max Godinho, também falecido.

Em 1992, Francisco Osvaldino e a família mudaram-se para Santa Maria, e o empreendedor, ainda sem condições financeiras para abrir uma empresa do ramo no Coração do Rio Grande, fundou uma sorveteria. Do faturamento desta, reuniu economias para dar início à Ativa, segunda autoescola da cidade. Eles ainda passaram pela transição para Centro de Habilitação de Condutores (CHC), inclusive.


Há 20 anos na empresa, o diretor geral Edson Viana carrega princípios que recebeu ainda no início da trajetória:

- Sempre trabalhamos com valores essenciais para nós, entre eles, ética, respeito e comprometimento com os clientes. Com o passar do tempo, passamos a ser reconhecidos pela transparência e maneira de encarar todas as etapas do ensino e instrução.

Uma empresa familiar desde as origens, Francisco Godinho Pinto, 35 anos, filho do fundador da Ativa, atua na empresa desde 2006 e a administra há três anos:

- Buscamos avançar em gestão e estrutura, a fim de melhor atendermos todos que solicitam nossos serviços.

VÍDEO+FOTOS: com auxílio de projeto da UFSM, agricultor cultiva e vende girassóis

Em novembro de 2018, a sede do CFC Ativa foi transferida do Bairro Nossa Senhora das Dores para o Centro.

Entre as ações da empresa precursora, se percebe o foco em comunicação e aproximação da sociedade de forma virtual.

- Fomos um dos primeiros CFCs do país a ter um podcast sobre educação no trânsito vinculado na plataforma Spotify - comenta o empresário.

Através das redes sociais, eles mantêm o público atualizado com leis e regulamentações de trânsito, além de dicas e a apresentação da frota disponível para as aulas dos clientes.

RESPONSABILIDADE

 Para Francisco, o ramo em que atua é de suma importância em qualquer esfera social:

- Nosso segmento impacta em todos os cidadãos, com e sem habilitação. A responsabilidade com a educação e formação de condutores tem grande impacto tanto em Santa Maria quanto em outros municípios da região. Nosso trabalho é gratificante e, para o exercermos como deve ser, nossa equipe passa por constantes treinamentos.

Devido à pandemia, as aulas nos CFCs foram suspensas. Com prejuízo de milhares de reais, a Ativa precisou dispensar 15 colaboradores.

Sete ruas do Bairro Juscelino Kubitschek têm bloqueio nesta segunda-feira

- Mesmo com planejamento estratégico, o que nos deu foco e positividade para enfrentar a crise, foi necessário restringir o número de colaboradores. O foco, agora, é retomar o quadro - diz.

Ainda conforme ele, o cenário atual dos CFCs no Brasil é de instabilidade e medo, devido às mudanças em andamento, como aumento do tempo de renovação de habilitação, elevação de pontos de infração e aulas teóricas facultativas.

- Tais modificações acarretam em violência no trânsito e aumento de acidentes. Já passamos por diversas dificuldades em função de problemas externos. Estamos sempre em desafios. Além disso, não temos muito retorno governamental em contrapartida, como nos tributos - avalia Francisco.

CFC Ativa

  • Atuação - Autoescola
  • Fundação - 23 de agosto de 1994
  • Empregos diretos - Cerca de 40
  • Endereço - Rua dos Andradas, 1.909, Bairro Centro
  • Telefone - (55) 3222-9012, 3026-9012, 3026-6999, 3027-6999
  • WhatsApp - (55) 98112-3461
  • Instagram - @cfcativa
  • Facebook - @AtivaCFC
  • Site - cfcativa.com.br
  • E-mail - [email protected]


*Colaborou Gabriele Bordin


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190