#portodosnós

VÍDEO: Garupa mantém serviços se reinventando e garantindo segurança

Higienização de carros, álcool gel, máscaras e divisória de proteção foram aliados para manter o serviço do aplicativo de forma segura

18.406

Fotos: Pedro Piegas (Diário)
De preto, Diego Aguiar, auxiliar de escritório no Garupa. De verde, Leonardo Dutra, gerente comercial.

Reinventando-se e garantindo a proteção e a segurança dos motoristas e funcionários: é assim que o Garupa tem enfrentado o período de pandemia do novo coronavírus. A empresa de transporte por aplicativo foi fundada em 2017, tendo Santa Maria como primeira cidade de atuação. Agora está presente em 18 Estados.


VÍDEO: na pandemia, objetivo do Sinduscon é assegurar a saúde e a renda de todos

Na pandemia, em um primeiro momento, o objetivo foi compreender o cenário, quais eram as indicações do Ministério da Saúde e como manter o serviço de forma segura. De acordo com Leonardo Dutra, gerente comercial, a empresa oferece higienização gratuita para todos os veículos de segunda a sexta-feira, pela manhã. Os carros também contam com álcool gel e os motoristas ganharam máscaras. Além disso, 50 carros na cidade foram equipados com uma capa protetora, que separa o motorista do passageiro, a fim de evitar ao máximo o contato entre eles.

Para auxiliar os condutores, o Garupa reduziu a comissão da empresa de 20% para 10%. Já a gasolina utilizada nos carros é fornecida a preço de custo há dois meses. Ainda neste mês, a empresa fará a inauguração de um posto de combustíveis adquirido recentemente.

Para ajudar os motoristas que fazem parte dos grupos de risco e não podem trabalhar como antes, o aplicativo reserva 10 centavos de cada corrida realizada para a compra de cestas básicas, que são entregues periodicamente a esses funcionários.

- A gente teve que se readequar nesse momento de crise, porque é isso que temos que fazer. E, graças ao trabalho desenvolvido por toda a empresa, toda nossa equipe, tem dado cada vez mais certo - conta o gerente comercial.

Cacism atua como defensora das causas empresariais e da comunidade

De acordo com Dutra, houve uma queda no número de corridas solicitadas pelo aplicativo desde o início da pandemia. Isso porque o público da empresa é composto majoritariamente por estudantes, que, antes, utilizavam o aplicativo para ir a festas, bares e restaurantes. No entanto, ele explica, já houve uma retomada de demanda desde o mês passado, e a expectativa é que, com o tempo, a utilização dos usuários atinja os mesmos números de antes da pandemia.

- Não desligamos nenhum colaborador. Tivemos redução em alguns setores, como marketing, novos negócios, expansão e premiações. Alguns contratos maiores, entramos em acordo ou finalizamos - explica Dutra.

Além dos trabalhos sociais desenvolvidos neste período, outra forma de inovar encontrada pela empresa foi lançar dois serviços: o Garupa Delivery, para realização de entregas de ranchos de supermercado, lanches, documentos e objetos no geral, e o Garupa Seguro, com carros com a divisória que separa o motorista do passageiro.

BEM AVALIADAEliane Blaschke é uma das motoristas mais bem avaliadas no aplicativo em Santa Maria

A motorista Eliane Blaschke já tem uma clientela fixa em Santa Maria nesses dois anos em que trabalha com aplicativos de transporte. Ela é uma das motoristas mais bem avaliadas pelos passageiros - cerca de 770 vezes. Ela conta que a maior diferença no trabalho durante a pandemia foi o horário em que dirige. Antes, gostava de trabalhar no período da noite, pois tinha mais demanda de jovens. Agora, passou a dirigir durante o dia.

VÍDEO: garantir empregos com segurança é o objetivo da GR Edificações Inteligentes

- Mudou um pouco a natureza dos passageiros. Antes, era para festas. Agora, é trabalho porque as pessoas têm preferido o aplicativo por ser mais seguro com a Covid. Em virtude disso, tem procura. Faço mais ou menos o mesmo número de corridas que fazia antes - conta Eliane.

Com o suporte dado pela empresa, a motorista relata que está conseguindo manter a renda e o sustento durante esse período de distanciamento social.

GARUPA

APOIADORES DA CAMPANHA #PORTODOSNÓS

  • Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm)
  • Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTurr)
  • Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (Ajesm)
  • Associação Distrito Vivo (ADV)
  • Associação dos Professores Universitário de Santa Maria (Apusm)
  • Associação dos Transportadores Urbanos (ATU)
  • Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV)
  • Associação Rural de Santa Maria
  • Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism)
  • Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santa Maria
  • Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria
  • Espaço Contábil Região Centro
  • Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma)
  • Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma)
  • Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas)
  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Santa Maria
  • Santa Maria Tecnoparque
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
  • Sindicato da Habitação (Secovi)
  • Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Santa Maria)
  • Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS)
  • Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros Região Centro)
  • Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Maria (SecSM)
  • Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas Região Centro)
  • Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover)
  • Sindicatos dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm)
  • União das Associações Comunitárias (UAC)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Franciscana (UFN)


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190