sem prazo

VÍDEO+FOTOS: obra na Rua Manoel Gomes Carneiro atrasa e pode não ser concluída em 2021

Previsão inicial da prefeitura era concluir intervenção nesta terça-feira. Falta de insumos e materiais de construção causaram adiamento

18.355


Foto: Renan Mattos (Diário)
Visão da obra da esquina com a Aníbal García Barão

A obra na Rua Manoel Gomes Carneiro, no Bairro Menino Jesus, vai atrasar. Inicialmente, o prazo de conclusão dado pela prefeitura era para esta terça-feira. Entretanto, o que se vê nos cerca de 400 metros de extensão da via são escavações, bueiros abertos, calçadas quebradas e nenhum sinal de asfalto em um canteiro de obras a céu aberto que atravessa o bairro. Agora, a obra, que custa mais de R$ 2,4 milhões, não tem uma data definida para entrega. Conforme a prefeitura, a conclusão deve ocorrer "no segundo semestre de 2021, se não houver mais problemas com falta de insumos".


Primeiro dia do inverno tem tempo nublado e frio de 5°C em Santa Maria

A obra se estende da esquina com a Rua Aníbal García Barão até a Ari Nunes Tagarra. Homologada em maio de 2020, a intervenção, que consiste em macro e microdrenagem, busca resolver um problema de alagamento crônico na região. Em 2019, o trecho foi batizado por moradores como a "pior rua de Santa Maria" pela péssima qualidade do asfalto e crateras que costumeiramente surgiam na via.


Foto: Renan Mattos (Diário)
Três funcionários trabalhavam no local na última quarta-feira pela manhã

Por enquanto, a Manoel Gomes Carneiro segue bloqueada para o tráfego de veículos. Até mesmo pedestres têm dificuldades em passar pelo local. Algumas crateras, que estão sinalizadas, também ameaçam quem passa pela obra. Há mau-cheiro em alguns pontos da rua. 

Avenida Borges de Medeiros terá novo bloqueio a partir desta segunda-feira

Na manhã da última quarta-feira, apenas três funcionários trabalhavam no local. De acordo com a prefeitura, os serviço é executado de segunda a sexta-feira.

O atraso, segundo a prefeitura, foi causado pela "dificuldade para conseguir, junto aos fornecedores, material de construção, de alguns insumos, e o excessivo número de interferências que impactam no desenvolvimento da obra, gerando reprogramações de prazo. Atualmente, há escassez, principalmente, de ferro para tampas de concreto e tampas de ferro fundido".

A empresa responsável pela obra, a Construtora Continental, também alega que, ao longo do ano passado, "a equipe teve baixas por conta de colaboradores que precisaram se afastar devido à Covid-19".

- Sempre que vai haver uma melhoria, há um caos. Então, estamos passando esse caos. Precisamos de muita paciência. É um entrave para a vizinhança. Vamos ter que esperar - relata Suzi Carpes, de 64 anos, que transita diariamente pelo local.


Foto: Renan Mattos (Diário)
Obra causa bloqueios no trânsito

O QUE FALTA?

Conforme a prefeitura, resta finalizar as caixas com instalação das tampas de concreto e de ferro, além de serviços de pavimentação e sinalização viária. Também são necessários acabamento em concreto nas calçadas e reparo no muro que cedeu na esquina da Rua Senador Cassiano do Nascimento. De acordo com o Executivo, o terreno estava instável quando as máquinas atuaram no local.

Além disso, ainda é preciso fazer toda a implantação de uma nova rede de esgoto cloacal e a substituição da rede de água em alguns pontos.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190