abafamento

VÍDEO: forte calor aumenta desconforto com o uso da máscara

Máxima chegou perto dos 40ºC nesta terça-feira em Santa Maria

18.404
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário) 

Confirmando as previsões meteorológicas, o calor, mesmo em meio à primavera, chegou com força em todo o Estado nesta semana. Nesta terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura bateu os 37,2°C em Santa Maria, e a previsão é que os termômetros alcancem os 39°C na tarde desta quarta-feira. Caso a temperatura supere essa marca, será o recorde de calor para este mês desde 2009, segundo os termômetros do Inmet, que medem a temperatura oficial. No dia 2 de novembro daquele ano, a medição oficial marcou 39,2°C.


Com a temperatura acima da média, os santa-marienses estão enfrentando outro problema além do calor: a sensação de abafamento com o uso da máscara de proteção individual para evitar a contaminação pela Covid-19. O uso do acessório é obrigatório nas ruas e espaços públicos de Santa Maria, sendo, até mesmo, lei municipal.

Na tarde de hoje, o Centro estava com um movimento abaixo da média para um dia de semana em função do forte calor. A maioria das pessoas que caminhavam, no entanto, seguia rigorosamente as orientações dos órgãos de saúde e usavam máscara da maneira correta. Os pedestres que retiraram o acessório estavam bebendo água ou tomando sorvete para melhorar a sensação de abafamento.

Chegada a Santa Maria pela BR-392 e serra de Jaguari ganharão terceiras faixas

- Já me acostumei a usar ela. Claro que fico com mais calor, mas não tem o que fazer, não da pra gente ficar sem. Vamos seguir os protocolos - afirma o funcionário público Cláudio Adami, 42 anos, enquanto instalava luzes de Natal que irão compor a decoração da Praça Saldanha Marinho.

O médico pneumologista Rogério Fabra afirma que o uso da máscara continua sendo imprescindível em tempos de pandemia. Entretanto, ele ressalta que o uso do bom senso é a melhor saída para cada pessoa decidir quando colocar o acessório ou não.

- Se você está sozinho, com pessoas da família ou em um ambiente aberto como um campo de futebol, não existe a necessidade de usar a máscara. Pacientes com doenças pulmonares ou cardiológicas reclamam que sentem falta de ar, mas isso já acontecia antes da máscara, imagina com máscara - afirma o especialista, lembrando que não existe alternativa ao uso do acessório, mesmo com a sensação de abafamento.

VÍDEO: meninos do Novo Horizonte colocam seus sonhos em 30 cartinhas

O médico epidemiologista da prefeitura Marcos Lobato ressalta o cuidado que a população precisa ter em se hidratar no calor, mesmo com máscara.

- O que é importante é perceber que é necessário tomar água e, principalmente, evitar tocar na parte da frente da máscara, que é uma parte contaminada, quando for retirá-la para beber - afirma.

CHUVA
Conforme o meteorologista Gustavo Verardo, da Baroclima Metereologia, uma estação particular, no Centro, chegou a registrar 39,9 C° hoje. A atenção, agora, está voltada para a chuva, que deve vir com força já a partir de quinta-feira.

Vereadores eleitos avaliam propostas de Cechin e Pozzobom

- A partir de quinta, o tempo é instável, abafado e com alto desconforto térmico devido ao calor e umidade, além de condições de pancadas de chuva com algumas trovoadas - diz Verardo, ao reforçar que a maior precipitação deve ocorrer terça-feira. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190