#portodosnós

VÍDEO: Fisma se desenvolve e prevê investimentos em cursos da área da saúde

Diretor da instituição, Ailo Saccol, diz que a faculdade que prestar mais serviços à comunidade

18.398
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)
Faculdade Integrada de Santa Maria, dirigida por Ailo Saccol, disponibiliza equipamentos de proteção para atividades


Foto: Pedro Piegas (Diário)
Faculdade Integrada de Santa Maria, dirigida por Ailo Saccol, disponibiliza equipamentos de proteção para atividades

A necessidade de suspender as aulas presenciais de uma hora para outra pegou as instituições de ensino de surpresa, no início da pandemia, em março. As mudanças implementadas com rapidez exigem adaptações tanto dos alunos quanto dos professores. E o processo de transformação no modelo de ensino já foi relatado ao Diário por gestores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Franciscana (UFN) e da Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas). O mesmo ocorre com a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), mais uma das 29 apoiadoras da campanha Por Todos Nós.

A plataforma digital Moodle, de acordo com o diretor da Fisma, Ailo Saccol, já era utilizada em semestres anteriores e, agora, foi ampliada para toda a estrutura da faculdade. Depois de uma pesquisa junto a acadêmicos e docentes, a instituição constatou que 80% dos usuários estão satisfeitos com os resultados obtidos com a educação online.

- Mantemos um contato permanente com os alunos e professores para minimizar as dificuldades enfrentadas com a tecnologia - explica Saccol.

O diretor afirma que, por enquanto, não vê perspectiva de retomada total das atividades presenciais em 2020. Diante disso, a instituição quer implantar novas práticas de ensino para contemplar as disciplinas práticas durante a pandemia, visto que alguns estágios, principalmente na área da saúde, não podem ser realizados no momento.

Algumas atividades práticas já voltaram a ser realizadas nos laboratórios, onde alunos e professores têm todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para manter a higienização.

VÍDEO: na Químea, a boa gestão de recursos ambientais gera renda para os clientes

MODERNIZAÇÃO

Saccol garante que a Fisma permanece em constante evolução. Há meses, a grade curricular dos cursos é estudada e algumas foram alteradas. Novos modelos de salas de aula também são pensados pela direção.

- É um caminho sem volta. O perfil do atual aluno exige aulas com novas tecnologias. Eles são imediatistas, rápidos, criativos. É uma geração que não vai mais aceitar a metodologia de ensino que eu recebi, por exemplo - diz.

Ele acredita que o futuro da aprendizagem caminha para um modelo híbrido, ou seja, com mescla de atividades presenciais e à distância. A gestão precisa ser igualmente modernizada, segundo Saccol. O vestibular online é uma das novidades "aceleradas" pelo coronavírus.

VÍDEO: 'não seremos exatamente como éramos', acredita reitor da UFSM

INVESTIMENTO

A Fisma pretende investir em cursos da área da saúde. A expectativa é poder prestar mais serviços para a comunidade, como já é feito no Centro Integrado de Serviços, Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (Cisepes), onde alguns dos eixos de atuação são o Compreender para Atuar - Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista e Centro de Referência em Processos Clínicos em Psicologia (PsicoClin). O Cisepes envolve especialidades multidisciplinares.

A faculdade oferece os cursos de graduação em Administração, Enfermagem e Psicologia, além de cursos de pós-graduação e técnicos e pós-técnicos.

FORMAÇÃO

Para auxiliar a retomada da economia, Saccol acredita que a população deve priorizar os investimentos nas empresas de Santa Maria. O gestor diz que o Ensino Superior precisa contribuir para a formação de gerações empreendedoras que contribuam com o crescimento da cidade. 

FISMA

  • Atuação - Ensino Superior e Técnico
  • Fundação - 2008
  • Alunos - Cerca de mil
  • Empregos diretos - 150
  • Empregos indiretos - Aproximadamente 500
  • Endereço - Rua José do Patrocínio, 26, Centro
  • Contato - (55) 3025-9725 ou 3025-9700
  • Redes sociais - @fisma.faculdade (Facebook e Instagram) ou site


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190