pracinhas

VÍDEO: ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial são homenageados em Santa Maria

Solenidade que relembra a Tomada de Monte Castelo contou com a presença de autoridades da cidade e das Forças Armadas

Natália Müller Pool
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)
Desfile emocionou o pracinha Taltíbio de Melo Custódio, 99 anos

Autoridades do município e das Forças Armadas se reuniram na Praça General Osório, em Santa Maria, na manhã de sexta-feira, para relembrar a Tomada de Monte Castelo, batalha vencida pelos brasileiros na Itália, em 1945. Quem participou da solenidade e ganhou homenagem foi o ex-combatente Taltíbio de Melo Custódio, 99 anos, que vive em Júlio de Castilhos e é um dos representantes vivos das tropas que participaram do confronto na Europa, durante a 2ª Guerra Mundial. 

O cerimonial contou com as palavras do general Mauro Sinott Lopes e foi complementado com a execução do toque chamado Presença de Ex-Combatente, que é um protocolo a ser seguido, sempre que há um pracinha presente.

Ruas e estradas tem fiscalização reforçada durante feriadão de Carnaval

Logo após, a Canção do Expedicionário foi executada pela Banda da 3ª Divisão de Exército, assim como o toque de silêncio, em memória dos expedicionários da região já falecidos. As homenagens e a solenidade foram finalizadas com um desfile de apresentação das tropas.

O militar da reserva encouraçada Oscar de Oliveira Ramos Neto, lembra que a Tomada de Monte Castelo foi o maior feito da nossa força expedicionária nos campos da Itália.

- Para os brasileiros, esse feito é de extrema importância. Em razão dele, a FEB é muito valorizada pelo mundo. Atualmente, militares brasileiros ocupam cargos de chefia em locais que estão em conflito como no Congo, servindo como exemplo e orientando tropas a alcançarem o sucesso - diz Neto.

Em menos de três horas, 300 quilos de pescado foram vendidos no Caminhão do Peixe

EMOÇÃO
Os movimentos das tropas na Avenida Liberdade, as bandeiras ao vento e as cornetas soando, trazem à memória de Taltíbio, os momentos no campo de batalha. Emocionado, ele fala que sente muita falta do Exército. 

- Eu queria ser guri de novo pra voltar a servir ao Exército. Lembro do medo que senti ao entrar no navio que partiu do Rio de Janeiro para Europa, mas depois correu tudo bem. Não desejo guerra para ninguém, mas se tivesse novamente, eu participaria de novo - conta orgulhoso. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190