histórico

VÍDEO: Dilermando de Aguiar tem registro de neve na noite de segunda-feira

Fenômeno é raro na Região Central do Estado e não ocorria desde 2013

18.355


Foto: Marcelo Stella (arquivo pessoal)
Neve na localidade de Sertão, no interior de Dilermando de Aguiar

Nevou em Dilermando de Aguiar. O fenômeno foi registrado por moradores de diversas localidades do município na noite de segunda-feira. Conforme o coordenador da Defesa Civil municipal, Arlei Silveira, a neve caiu por volta de 23h de segunda-feira. O fenômeno durou cerca de meia hora, em intervalos de 1 a 2 minutos. Há também registro de chuva congelada em Santiago.


Conforme o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, em colaboração com o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ernani de Lima Nascimento, trata-se de neve granular. 

 - Neve granular são esses "pequenos grãos". Já a neve em floco é aquela que o "vento leva", que dança no vento - explica Verardo.

Temperatura cai, e frio deve chegar a 0°C durante a semana

Há relatos de neve nas localidades de São José da Porteirinha, Grápia, Sertão, Rincão do Pinheiro e na área urbana. Há também relatos do fenômeno no interior de São Pedro do Sul. Conforme Verardo, é o primeiro registro de neve em Dilermando de Aguiar. Na região, o último registro havia ocorrido em Caçapava do Sul, em 2013.

Nas imagens, é possível perceber a queda esparsa de neve. Não houve acúmulo do material e os flocos derretiam assim que tocavam o chão. Conforme Arlei Silveira, a temperatura no momento estava em 4°C, com sensação térmica negativa por conta do vento.

- Não precisa estar 0°C para nevar! Em casos extremos como esse, de uma atmosfera extremamente fria em níveis médios e altos, a neve "se sustenta" até chegar ao solo - explica Gustavo Verardo.

VÍDEO: crianças de projeto de judô de Santa Maria escrevem cartinhas para Maria Portela

Por conta da altitude, o fenômeno é considerado raro na região.

- Esse evento está associado a um vórtice de ar extremamente frio em níveis médios da atmosfera e a uma forte massa de ar polar. A circulação do ciclone jogando umidade para o continente e a temperatura baixa favoreceram a ocorrência do fenômeno - detalha o meteorologista da BaroClima.

Há a possibilidade da repetição da neve durante esta terça-feira.

CHUVA CONGELADA

Houve também registro de chuva congelada em Santiago. As imagens foram feitas por Luis Prates, por volta de 20h.

- Durou em torno de cinco a 10 minutos, depois continuou por duas horas uma chuva bem fininha, mas já em forma líquida. A  temperatura estava em 3°C e uma sensação térmica de 0°C ou menos - relata Prates.

FRIO EM SANTA MARIA

A manhã foi gelada em Santa Maria. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fez 5,6° no amanhecer. Não houve registro de geada no município. O frio deve seguir intenso, pelo menos até a quinta-feira, conforme Verardo. A partir de sexta-feira, as temperaturas mínimas sobem. Para quarta, há possibilidade de geada e mínima de 4°C, conforme a Somar Meteorologia.

Na região, a temperatura quase chegou a 0°. Em Cruz Alta, conforme o Inmet, fez 0,4°C pela manhã.

TEMPERATURAS NA REGIÃO (Inmet)

  • Santa Maria: 5,7°C
  • Santiago: 2,1°C
  • Tupanciretã: 3,1°C
  • São Vicente do Sul: 5,4°C
  • São Gabriel: 5,3 °C
  • Cruz Alta: 0,4°C

MOMENTO HISTÓRICO

O fenômeno registrado em Dilermando de Aguiar, apesar da pouca intensidade e de ser uma neve granular, é raro na Região Central. Em julho de 2017, evento semelhante aconteceu em Santiago. À época, o fenômeno ocorreu durante o dia, e houve divergências se foi, de fato, neve ou chuva congelada. Veja abaixo:

A última queda de neve com maior intensidade na região aconteceu em 23 de julho de 2013, nos municípios de Caçapava do Sul e Agudo. Ambos ficaram brancos com o fenômeno, que ocorreu no começo da manhã. Veja no vídeo abaixo:


Foto: Claudio Vaz (arquivo, Diário)
Neve em 2013 no município de Caçapava do Sul

Antes disso, não havia nevado na região desde, pelo menos, 2000, quando o fenômeno foi registrado na localidade de Linha dos Pomeranos, em Agudo. Confira imagens do registro abaixo:




fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190