para aquecer corpo e <3

VÍDEO: detentos da Pesm confeccionam esteiras térmicas para moradores em situação de rua

Esteiras feitas com embalagens Tetra Pak têm garantido um inverno menos frio para quem não deseja ser acolhido nas casas de passagem

Jaiana Garcia
Foto: Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)
A base da esteira, que fica em contato com o chão, é feita de embalagens Longa Vida. O cobertor, doado pela prefeitura, reforça o aquecimento


Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)
A base da esteira, que fica em contato com o chão, é feita de embalagens Longa Vida. O cobertor, doado pela prefeitura, reforça o aquecimento

Em Santa Maria, uma iniciativa do projeto Acolher com Coração e da Associação Gaia - Casa de Acolhimento Maria Madalena tem transformado as embalagens de Tetra Pak em esteiras térmicas para os pessoas em situação de rua. O protótipo foi criado por costureiras voluntárias e, aos poucos, as esteiras vão ganhando às ruas.

O uso de embalagens Longa Vida como isolante térmico ajuda a diminuir ou aumentar a temperatura em até 8º C. A composição das caixinhas é ideal para forros, pois são formadas por 5% de alumínio, 20% de plástico e 75% de papelão. O alumínio reflete mais de 95% do calor, ajudando a diminuir a temperatura interna dos ambientes no verão e aquecer no inverno.

- Nosso objetivo é minimizar a dor do frio da população que não deseja ser acolhida nas casas de passagem - explica a gestora da Casa de Passagem Maria Madalena.


A meta é costurar 150 esteiras para as pessoas em situação de rua cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social. 80 já foram entregues em ações realizadas aos domingos na Praça Saldanha Marinho.

As esteiras estão sendo confeccionadas pelos detentos da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) durante a Oficina de Costura.

- Os apenados do sistema fechado confeccionam as máscaras, importantes para a proteção durante a pandemia, e também as esteiras. É um projeto muito importante para todos os envolvidos no processo de confecção - avalia o delegado Penitenciário da 2ª Região, Anderson Prochnow.


Um dos costureiros da Pesm diz que é uma satisfação poder contribuir com a iniciativa:
- Todos nós devemos contribuir para uma sociedade melhor. Vamos fazer com muito amor e afeto para essas pessoas que dependem de ações solidárias para passar um inverno menos frio.

DOAÇÃO DE CAIXINHAS

Já foram arrecadadas mais de 1.500 caixas em cerca de 15 dias. As doações podem ser feitas no Sesc (Avenida Itaimbé, 66) e Senac (Rua Professor Braga, 60) de Santa Maria. Nas unidades do Sesc de Santiago e São Sepé também há pontos de coleta. Para doar, é preciso lavar as embalagens Tetra Pak com água e sabão, recortá-las, retirando as partes superior e inferior, e separá-las por tamanho. A partir daí, as caixas são enviadas à Pesm onde se transformam nas esteiras. 

- Nós quisemos unir a questão da sustentabilidade, dando uma finalidade útil para a caixinha, mas também contar com esse produto que é colocado no lixo para uma causa social. A ideia é ampliar para a confecção de outros produtos, objetos e até com a finalidade artística - salienta a assistente social do Sesc, Elisângela Rodrigues.

Os parceiros do projeto já planejam a confecção de ecobags e também forros térmicos para as camas dos detentos do presídio e do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE).

REFORÇO DE COBERTORES
A prefeitura de Santa Maria doou 150 cobertores que deixam as esteiras mais quentinhas. O cobertor é costurado junto com a base feita de embalagens Longa Vida, que fica em contato 

com o chão, e possibilita que o morador em situação de rua se cubra.

- Há moradores em situação de rua que não querem ir para as nossas casas de passagem. Mesmo assim, não podemos deixar de ampará-los. A doação dos cobertores é uma forma que a prefeitura tem de cuidar dessas pessoas - destaca o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

As entregas são feitas aos domingos, às 18h, na Praça Saldanha Marinho com a presença das entidades envolvidas no projeto. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190