trânsito

VÍDEO: como está a rua onde moradores pintaram 199 buracos para protestar

Via foi consertada pela prefeitura. Neste fim de semana, moradores de uma avenida tiveram a mesma iniciativa e pintaram mais de 150 buracos

Victoria Debortoli
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Há pouco mais de um mês, moradores da Rua Demétrio Ribeiro, no Bairro Duque de Caxias, cansaram de ficar só assistindo aos carros caindo nos buracos da via e resolveram fazer um protesto: com tinta branca e mão de obra voluntária, eles circularam 199 buracos existentes em uma quadra. A mobilização chamou a atenção da comunidade e há duas semanas a via foi consertada pela prefeitura

A rua teve o asfalto uniformizado e na tarde desta segunda-feira recebeu a pintura das sinalizações. A obra foi comemorada por moradores e comerciários da rua, que mesmo em pouco tempo já sentiram o impacto de não ter que conviver mais com a buraqueira naquele trecho. 

- Essa buraqueira influencia muito no comércio. O pessoal usava muito essa rua (Demétrio Ribeiro) como atalho, porque muitas vezes a sinaleira estava engarrafada e atalhavam aqui. Só que por causa do estado da rua, o pessoal deixou de passar, não viam o estabelecimento e consequentemente diminuía o movimento sim. Agora o pessoal retorna a passar e o movimento volta - conta Carla Cardoso, 35 anos, proprietária de um estabelecimento comercial na rua. 


Até mesmo as noites de sono estão sendo mais tranquilas para a dona de casa Ledina Camargo Escobar, que mora na região há mais de 10 anos: 

- Tinha muito buraco, os carros passavam muito rápido e às vezes não viam o buraco e dava aquele baque bem forte, a gente dentro de casa, no pedaço da noite, tomava um susto. Agora não tem mais - comenta Ledina. 

PROTESTO INSPIROU MOBILIZAÇÃO NA AVENIDA DOIS DE NOVEMBRO

Foto: Pedro Piegas (Diário)

A buraqueira em uma das principais vias que vai até o Pronto-Atendimento do Patronato também fez com que moradores usassem da criatividade para chamar a atenção do poder público. Inspirados pela mobilização na Rua Demétrio Ribeiro, mais de 157 buracos foram pintados neste fim de semana em uma quadra da Avenida Dois de Novembro, no Bairro Patronato. 

- Junto com meu irmão e vizinhos que estão sempre juntos aqui, resolvemos fazer essa mobilização para ver se igual a Demétrio Ribeiro eles vem aqui e recapam nosso asfalto, está muito precário. Essa rua vai para o PA, é o meio da cidade, muita gente passa por aqui todos os dias - explica o morador Rodrigo Oliveira, 26 anos. 


Até mesmo um boneco de pano com o rosto do prefeito Jorge Pozzobom foi colocado na esquina com a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho para protestar. 

- A gente quer ter uma resposta dessa situação - ressalta Oliveira. 

MANIFESTAÇÕES NÃO INFRINGEM O CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO
As pinturas em via pública feitas em ambos os protestos não estão fora da lei. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CBT), uma infração de trânsito pode ocorrer se "obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos", ou seja, se as pinturas estivessem causando algum tipo de dano à sinalização. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, como nestes casos as pinturas foram feitas em locais já danificados e com a intenção de chamar a atenção, tanto do poder público quanto dos próprios motoristas que trafegam nas vias, não há irregularidades. 

O QUE DIZ A PREFEITURA
O Diário entrou em contato com a prefeitura para obter um retorno sobre a situação da Avenida Dois de Novembro, que afirmou que o local deve ser consertado, mas ainda sem data prevista: 

"A Avenida Dois de Novembro está no cronograma de manutenção da Prefeitura para receber ação de tapa-buracos, mas não há previsão, pois o cronograma é extenso, é um trabalho constante e que depende de condições técnicas e climáticas. Mas a via será contemplada pela Operação Tapa-Buracos", diz a nota. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190