pandemia

VÍDEO: com bandeira laranja, piscinas reabriram neste final de semana

Clubes de Santa Maria adotam regras para que associados aproveitem o local e evitem aglomerações

18.304
Foto: Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Capacidade de pessoas dentro da água foi restrita tanto nas piscinas do ATC (foto acima) como no Clube Dores (foto abaixo)

Depois que o governo do Estado anunciou o mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado, na sexta-feira, Santa Maria retornou à bandeira laranja depois de cinco semanas consecutivas na bandeira vermelha. Com isso, a prefeitura anunciou novas regras para algumas atividades que estavam restritas, entre elas a liberação de piscinas, pracinhas e áreas em comum em clubes. Ainda na sexta-feira, alguns clubes já haviam anunciado o retorno destes serviços.


Para amenizar o calorão do início do ano, muitos associados foram se refrescar neste sábado no Avenida Tênis Clube (ATC) e também no Clube Recreativo Dores. Porém, para isso é preciso ficar atento às regras impostas pelas entidades para evitar aglomeração e o contágio do coronavírus. 

No ATC, mais de 50 pessoas aproveitavam a tarde de sol. Algumas dentro da piscina, outras na sombra. Para conseguir um lugar, é preciso ligar ou agendar pessoalmente uma das 29 vagas no guarda-sol do próprio clube. Na água, a capacidade é para 80 pessoas, já nas churrasqueiras, até 8 integrantes da mesma família mediante agendamento.

Conta de luz fica mais barata em janeiro, diz Aneel

O presidente do clube, Marcelo Portella, comenta que a bandeira laranja veio para trazer um alento para os sócios que aguardavam a reabertura das piscinas:

- Reabrimos hoje as piscinas para recreação, pracinhas e churrasqueiras com limite de utilização. A bandeira laranja veio trazer um conforto para os associados que estavam aguardando para aproveitar o clube com essas temperaturas altas. O clube está atendendo a todas as normas de segurança e, com certeza absoluta, é um dos lugares mais seguros para frequentar nesse momento de dificuldade. 

A dona de casa Maria Salete Gressana, 61 anos, aproveitou o sábado de sol para curtir o ATC com a família:

- Como aqui tem todos os cuidados, a gente resolveu já vir no primeiro dia aproveitar as piscinas.

Já na sede social do Clube Dores, o movimento estava um pouco mais tranquilo na tarde deste sábado. Mesmo assim, muitas famílias decidiram aproveitar o primeiro dia de retorno das piscinas no local, que também conta com regras sanitárias. 

Ao passarem na portaria, a temperatura dos associados é verificada, além disso, a orientação é que cada pessoa leve sua cadeira para o clube.

Boletim estadual registra mais um óbito para a região

Dentro da piscina, é permitida a entrada de 100 pessoas. Um controlador eletrônico contabiliza automaticamente o número de associados. Antes de entrar na água, cada pessoa recebe uma pulseira e guarda sua máscara em uma prateleira dentro de um saco plástico.

Cuidados que, para o técnico em contabilidade Diniz Mello Júnior, 52 anos, traz mais tranquilidade na hora de aproveitar o Clube Dores. Ele, que não deixou de frequentar a academia, acredita que os cuidados que estão sendo tomados são eficazes:  

- Com esse calorão em casa, eu estava louco para dar um mergulho na piscina. Eu sou sócio desde criança, aprendi a nadar aqui nessas piscinas. Com todos os cuidados, está bem tranquilo. 

Além das piscinas da sede social e campestre, foram liberadas outras áreas de convivência do clube, como as quadras esportivas, as pracinhas e mais áreas de convivência social. A capacidade da academia aumentou de 50 para 100 pessoas.

Prefeitura anuncia retomada de atividades após retorno para bandeira laranja

- Estamos abrindo a partir de hoje (sábado) com as regras do regulamento do Estado da bandeira laranja, mas com a autorização do Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 da prefeitura. Os sócios estavam ansiosos e havia uma certa pressão dos associados para o retorno em função do verão, mas nós temos que respeitar os protocolos, é isso que determina. Nós vamos e precisamos manter todos os cuidados - pondera o presidente do clube, Cleber Ruviaro. 

Ainda conforme o presidente, por enquanto o Dores Praia Park não vai reabrir. A direção precisa readmitir os 65 funcionários que foram afastados em função da pandemia. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190