tradição

VÍDEO: Chama Crioula é distribuída às entidades tradicionalistas da 13ª Região

A previsão é que metade dos 38 CTGs de Santa Maria tenham atividades presenciais nesta Semana Farroupilha, depois de 18 meses de pandemia

Jaiana Garcia
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

A Chama Crioula, maior símbolo de união da tradição gaúcha, começou a ser distribuída entre as entidades da 13ª Região Tradicionalista neste sábado. Dos 82 Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos Tradicionalistas (DT) da 13ª Região Tradicionalsita (13ª RT), apenas 38 de Santa Maria e quatro de outros municípios - Restinga Sêca, São Sepé, São Pedro do Sul e São Martinho da Serra - passaram pelo Departamento Tradicionalista Querência da Medianeira, onde a chama chegou em 28 de agosto, para levar uma centelha. De acordo com o coordenador da 13ª RT, Luiz Marcos Pozzobon Júnior, a chama ainda ficará disponível para as entidades que não puderem buscar a centelha neste sábado. 


Feira da Primavera reúne produtores familiares e clientes no Centro de Economia Solidária

Uma das entidades que cavalgou até o DT para retirar a centelha foi o CTG Passo dos Ferreiros, do Bairro Tancredo Neves. O capataz campeiro, Paulo Roberto da Costa, estava emocionado de poder receber a centelha.

- É o gosto da gente, esperamos todo o ano para a Semana Farroupilha. A emoção é sempre a mesma. É muito bom voltar a reunir o pessoal, mesmo com distanciamento. 

Foto: Renan Mattos (Diário)

A previsão é que metade dos 38 CTGs de Santa Maria tenham atividades presenciais nesta Semana Farroupilha, depois de 18 meses de restrições em função da pandemia. As atividades serão marcadas por um menor número de eventos e pessoas envolvidas, ainda seguindo os protocolos de contenção do vírus. 

Artistas comercializam produtos no entorno do Museu de Arte de Santa Maria

- É muito gratificante e importante voltar com as atividades presenciais. É toda uma cadeia produtiva que envolve a Semana Farroupilha. Aos poucos vamos retomando, lutando e nos reinventando para que as entidades não se acabem. Andamos muito a pata de cavalo por aí para manter nossa chama viva. Que ela aqueça o coração dos nossos tradicionalistas a partir de hoje - destacou o coordenador da 13ª RT, Luiz Marcos Pozzobon Júnior. 

HOMENAGENS
Os Festejos Farroupilhas deste ano vão homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. "Caminhos de Anita" pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolta Farroupilha.

O tema é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita, inserida no contexto da mais longa revolução do Brasil, que durou quase 10 anos. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pelo Rio Grande do Sul contra o Império Brasileiro.

Localmente, a 13ª RT também homenageia a cantora e compositora Deborah Rosa, que morreu em março deste ano. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190