Manifestação

VÍDEO: carreata pede reabertura de serviços, liberdade para trabalhar e mudanças na política de restrições

Ato ocorreu na manhã desta quinta-feira no centro de Santa Maria

18.355


Foto: Renan Mattos (Diário)
Manifestantes se concentraram ao lado da prefeitura, na Rua Venâncio Aires

Um protesto na manhã desta quinta-feira chamou a atenção no centro de Santa Maria. Empresários, descontentes com as restrições ao comércio não essencial impostas pela bandeira preta do Modelo de Distanciamento Controlado, promoveram um buzinaço e anunciaram as reivindicações por meio de um carro de som.

A carreata saiu da Gare por volta de 10h15min com mais de 200 automóveis, percorreu ruas da área central da cidade e foi até a prefeitura, na Rua Venâncio Aires. O carro de som estacionou ao lado da sede do poder público enquanto os automóveis circulavam pelas ruas próximas com o pisca alerta ligado ao som de buzinas. Segundo os manifestantes, o número de veículos no protesto chegou a 800. 

Ocupação de leitos clínicos para Covid-19 está em 105,5% em Santa Maria

Entre as reivindicações, estão a reabertura das atividades não essenciais a partir da próxima segunda-feira, a adoção do chamado tratamento precoce, a retomada das atividades escolares e o fim da política de restrições a atividades. O grupo se diz a favor das vacinas contra a Covid-19 e ao aumento de leitos, além de pedir ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) que se afaste das medidas adotadas pelo governo estadual em relação ao combate ao coronavírus.

O carro de som tocava, ao fundo, os hinos brasileiros e rio-grandense. A maioria dos carros e participantes a pé carregava bandeiras do Brasil.

Conforme participantes, o grupo não conta com uma organização central e nem é vinculado a entidades ou partidos políticos.

- Infelizmente, se o povo ficar parado em casa, ele está assinando seu atestado de óbito, porque a sociedade está morrendo, e não é só de Covid. O trabalho dignifica as pessoas. Nós precisamos trabalhar para sustentar as famílias. As empresas precisam continuar abertas, o comércio precisa girar - afirma Luciana Camilotti, de 53 anos, participante do protesto que esteve no carro de som para fazer as reivindicações.

Governador Eduardo Leite anuncia privatização da Corsan

Ao final da manifestação, foi lida uma carta aberta direcionada ao governador Eduardo Leite (PSDB), ao prefeito de Santa Maria, vereadores, ao comitê de combate à Covid e ao povo de Santa Maria. No texto, os manifestantes afirmam que não cumprirão decretos que restrinjam as atividades de pessoas e empresas a partir da próxima segunda-feira. No texto, o grupo também pede diálogo, honestidade e bom senso do poder público.


Foto: Renan Mattos (Diário)
Concentração de veículos na Gare

Em nota, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e do Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19, informou que "compreende o pedido de retomada das atividades comerciais e a angústia que o fechamento de estabelecimentos causa. Contudo, o Executivo Municipal aguarda a reconfiguração das normas em relação à bandeira preta, que o governo estadual vai anunciar em breve. Ainda, vale destacar que, de qualquer forma, pelo regramento atual, o município é legalmente impedido de praticar qualquer diretriz que seja menos restritiva do que as normas do Estado. Santa Maria vai aderir à cogestão assim que ela não mais estiver suspensa e, a partir do momento em que a retomada de atividades não essenciais for autorizada, a Prefeitura vai apresentar as novas diretrizes para o atual momento da pandemia com base nas normas do Estado, que são soberanas. Em relação ao não cumprimento de decretos, sejam eles municipais ou estaduais, a Fiscalização Municipal Integrada cumprirá com a sua responsabilidade para fazer valer as regras em vigor".

Santa Maria recebe mais 8,8 mil doses da vacina contra a Covid-19

Sobre outros temas, como tratamento precoce e compra de vacinas, a prefeitura informou que já se manifestou em ocasiões anteriores.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendime[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190