solidariedade

VÍDEO: café solidário alimenta e aquece moradores em situação de rua

Três grupos se reuniram em solidariedade na Praça Saldanha Marinho, neste domingo

Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

O lavador de carros Tiago Lemos, 39 anos, é uma das pessoas que foram alcançadas pela ação solidária realizada no último domingo, na Praça Saldanha Marinho. Junto a outras pessoas em situação de rua ele recebeu café da manhã e almoço, além de agasalhos que foram doados pela comunidade local:

- Ações como essa têm sido uma grande ajuda. Na terça-feira, a gente também recebe alimentos aqui na praça.

70% dos inscritos comparecem à prova de concurso da prefeitura

Santa Maria tem aplicação de 2ª dose da AstraZeneca para quem está com atraso nesta segunda-feira

Além de Tiago, outras pessoas em situação de rua e catadores de recicláveis receberam, no último domingo, café da manhã, roupas de inverno e almoço, na Praça Saldanha Marinho. As ações fizeram parte do Segundo Mutirão de Inverno de Santa Maria. Participaram, grupos Café Solidário, Divas da Alegria e membros da Igreja Batista de Camobi.

Em clima junino, foi servido pipoca, arroz de leite e café preto. Os presentes, ainda, receberam uma oficina sobre as regras dos albergues santa-marienses, como a Casa de Passagem.

Segundo o coordenador do Café Solidário, Reinaldo Santos, é importante avaliar a situação dos catadores:

- É importante a discussão sobre os catadores. Eles não podem dormir com as latinhas que arrecadam na casa de passagem porque lá não há espaço para materiais. Eles são trabalhadores e têm o direito de, mesmo fora de hora, serem recebidos na casa. Precisamos de políticas públicas de inclusão, não apenas assistencialismo.

AGASALHOS
Ainda na ação solidária, foram entregues casacos, calças e calçados. A doação foi feita por parte do "Divas da Alegria", de Porto Alegre, grupo voltado à recuperação da autoestima de mulheres de 58 a 93 anos.

Conforme a coordenadora do "Divas da Alegria", Marilice Carrer, 62, é fundamental que a sociedade em geral possa se unir para ajudar pessoas em situação de rua:

- É a primeira vez que viemos a Santa Maria. Trouxemos quase 700 agasalhos, que serão entregues ao longo da semana - conta Marilice. 

O metalúrgico Rodrigo Silva de Oliveira, 38 anos, e o militar Estivesson Nascimento, 40, da Igreja Batista, entregaram 70 marmitas para a população e compartilharam textos bíblicos:

- Estamos com entregas uma vez por mês, aos domingos. Nossa intenção é servir também em outros lugares. Queremos tirar estas pessoas da rua e encaminhá-las ao mercado de trabalho - comenta Rodrigo.

*Colaborou Gabriel Marques


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190