infraestrutura

VÍDEO: 50 câmeras monitoram Cemitério Ecumênico e devem coibir furtos e vandalismo

Equipamento, que é conectado ao Ciosp 24h, entrou em funcionamento nesta semana

Jaiana Garcia

Foto: Pedro Piegas (Diário) 

Depois de, pelo menos, 500 pessoas denunciarem depredação e furtos, o Cemitério Ecumênico Municipal conta com vigilância permanente e câmeras de vigilância 24h.  Desde a última segunda-feira, 50 câmeras monitoram a circulação de pessoas nos acessos e principais vias internas do espaço. A medida foi tomada pela prefeitura depois que diversos casos de furtos e depredações foram registrados, causando indignação da população.

As câmeras são monitoradas 24h pela Guarda Municipal no Centro Integrado de Operações Policiais, o Ciosp. As imagens em full HD e câmeras com sensores infravermelhos permitem que até mesmo à noite a segurança do local seja efetiva.


- Essas câmeras se somam a diversos mecanismos que estamos adotando para garantir mais segurança a quem visita o cemitério, ao patrimônio público e também para quem trabalha no local. Nós aumentamos os muros, fazemos limpezas com mais frequência, contratamos novos vigias e agora, com câmeras, reforçamos ainda mais a segurança - garante o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa.

Os vigilantes do cemitério, ao perceber qualquer movimentação suspeita, podem fazer o chamado pelo número 153 da Guarda Municipal, que prontamente encaminha uma viatura até o local. As imagens registradas pelas câmeras são gravadas e ficam disponíveis durante 30 dias. Em quatro dias de funcionamento do monitoramento, nenhum furto ou depredação foi flagrado. No dia 27 de julho, antes das câmeras entrarem em funcionamento,  um jovem foi preso em flagrante por furtar acessórios de túmulos. A testemunha acionou o Ciosp por telefone, e os servidores acabaram detendo o suspeito em flagrante. 

- Aumenta substancialmente a proteção do cemitério. Elas também se somam às mais de 800 câmeras de vigilância da cidade. Isso nos dá a possibilidade, em caso de qualquer infração, de localizar as imagens e os indivíduos que praticam os furtos e atos de vandalismo - reforça o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes.

A instalação das estruturas das câmeras começou no mês passado. O monitoramento representa investimento de cerca de R$ 14 mil por mês. 

CEMITÉRIO ABERTO
Neste fim de semana, Dia dos Pais, o cemitério vai estar aberto no sábado e domingo, das 7h30min às 17h, sem fechar ao meio-dia. Nestes dois dias, não há a necessidade de marcar horário para a visitação. A partir de segunda-feira, volta a ser necessário o agendamento prévio pode ser feito pelo telefone (55) 3223-1616.  Ainda não há estimativa de reabertura total do cemitério enquanto houver medidas restritivas impostas pelos governos para a contenção da pandemia.

Segundo a prefeitura, as medidas de prevenção ao coronavírus serão intensificadas no Cemitério Ecumênico, onde a circulação costuma ser maior. Também será necessário o uso de máscara e observar o distanciamento entre pessoas.  

ENTENDA 

  • O Cemitério Ecumênico foi fechado para visitação em março do ano passado, no começo da pandemia do coronavírus 
  • No Dia de Finados, o cemitério foi reaberto para visitação em geral, pontualmente para a data. Na ocasião, as pessoas reclamaram de depredação e furtos nos túmulos de familiares. A prefeitura abriu um canal para denúncias, e mais de 500 reclamações foram recebidas. Com a instalação das câmeras, a prefeitura espera coibir esse tipo de ação criminosa 
  • Desde então as visitas podem ser feitas por agendamento, pelo telefone 3223-1616 ou em datas como Dia dos Pais e Dia das Mães 

ONDE FICAM AS CÂMERAS 

  • fundos do cemitério, na divisa com as novas capelas para velórios
  • final da rua principal do cemitério
  • corredor das carneiras ao lado da Rua Samuel Kruschim
  • portão de acesso pela Avenida Liberdade
  • parte central do Cemitério
  • portão de acesso pela Avenida Dois de Novembro



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190