carteira de motorista

VÍDEO: 2,2 mil candidatos aguardam para fazer provas de habilitação em Santa Maria

Detran estima que 66 mil candidatos em processo de habilitação no Estado concluíram primeiras etapas aguardam por exame

Maurício Araujo

Foto: Renan Mattos (Diário)

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está mais demorado devido à pandemia de coronavírus. Em Santa Maria, 2.206 candidatos aguardam para fazer as provas do Detran, sendo 575 para a teórica e 1.631 para a prática. A demora na conclusão dos processos se dá por diferentes motivos, como a fila de espera para o agendamento das provas, as demandas acumuladas quando o processo foi suspenso no começo da pandemia, e as próprias restrições relacionadas à Covid-19. Diretores dos Cursos de Formação de Condutores (CFCs) ressaltam que cumprem todas as exigências, mas estão com as demandas reprimidas. 


Até o final de 2020, o Detran estima que 66 mil candidatos em processo de habilitação no Estado concluíram as etapas de avaliação médica, psicológica e aulas e aguardam para realizar os exames, sendo 32,8 mil para a prova teórica e 33,8 mil para a prática.

Consórcio vencedor da concessão da RSC-287 é aprovado na fase de habilitação

De acordo com o diretor-geral do CFC Viacentro e vice-presidente do Sindicato do CFC RS, Rodimar Dall Agnol, a falta de examinadores devido às restrições da pandemia de coronavírus e a diminuição de vagas em função dos protocolos impacta nas provas, que levam mais tempo para serem realizadas:

_ Estamos trabalhando para reduzir a demanda reprimida. São cerca de 800 alunos no aguardo para a prova no CFC, e os vários protocolos fazem essa demora aumentar _ explica Dall Agnol.

O diretor-geral do CFC Padre Reus, Frank Pierson, diz que os candidatos marcam as provas práticas de direção de 20 a 30 dias após a conclusão das aulas. Segundo ele, o tempo de espera é relativo, já que depende do número de vagas disponibilizadas ao CFC naquela semana, que varia entre 100 e 110 vagas. Conforme o diretor-geral do CFC Ativa, Edson Luis Capelão Viana, o represamento no número de vagas pode impactar diretamente no índice de aprovação, já que que muitos alunos concluem as aulas de direção e levam até um mês para realizar a prova prática. Ele diz que são disponibilizadas 50 vagas por semana ao CFC Ativa, mas, o número é baixo devido à demanda.

_ Não é interessante o aluno ficar tanto tempo sem praticar e ir direto para a prova, pois vai gerar um resultado mais negativo _ destaca Viana.

485 kg de alimentos arrecadados em lives solidárias são doados pelo Mesa Sesc Brasil

De acordo com o Detran, medidas foram adotadas para manter as agendas disponíveis, como: ampliar o número de vagas; forças-tarefa de exames teóricos e práticos; melhor gestão de recursos humanos com realocação de servidores de atividades internas para a aplicação de exames e adiamento de eventuais férias de examinadores.

PROVAS TEÓRICAS 
Em relação às provas teóricas, os três CFCs ressaltaram que tudo está dentro da normalidade. Um dos motivos é que os alunos fazem a prova na regional do Detran, que fica em Santa Maria. Os CFCs Ativa e Viacentro também montaram estruturas e aderiram ao projeto-piloto do Detran, uma alternativa para agilizar o processo, e oferecem ao candidato a realização da prova teórica online na sede do seu CFC.

TRÊS MESES DE ESPERA 
Devido ao risco de contágio do novo coronavírus, o DetranRS suspendeu os exames teóricos e práticos no Estado em 19 de março 2020. Os exames práticos voltaram a ser aplicados no Rio grande do Sul, também gradualmente, a partir de 1° de junho. Com a implementação do modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado, foi necessário fazer readequações, em que as vagas em provas são oferecidas em menor número, já que exige distanciamento entre alunos, bem como tempo necessário para a higienização dos equipamentos e dos veículos. Ressalta-se que o prazo para a conclusão do processo de primeira habilitação costumava ser de 12 meses no país. Durante a pandemia, inicialmente o Denatran/Contran prorrogaram esse prazo para 18 meses. Mas, posteriormente definiu-se que a contagem do prazo seria suspensa. Ou seja, todos os processos ativos seguirão ativos, sem prazo para conclusão/vencimento.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190