estragos

Temporal causa destelhamento de 70 casas em Santa Maria

Defesa Civil já entregou mais de 800 metros de lonas para famílias atingidas pela chuva na cidade

18.398
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)
Casa destelhada na Rua Irmã Dulce, no Bairro Boi Morto


Foto: Pedro Piegas (Diário)/
Casa destelhada na Rua Irmã Dulce, no Bairro Boi Morto

Equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) trabalham para contabilizar os prejuízos e sinalizar os locais de bloqueios depois do temporal que começou na noite de terça-feira com queda de granizo. Até o final da manhã desta quarta-feira, houve o registro do destelhamento de 70 casas. Por isso, mais de 800 metros de lonas foram entregues para moradores dos bairros mais atingidos: Pinheiro Machado, Tancredo Neves, Boi Morto, Campestre do Menino Deus e João Goulart.

Chuva e granizo deixam casas destelhadas e derrubam árvores na região

O Complexo Esportivo Oreco, no Bairro Tancredo Neves, está temporariamente interditado. A medida foi tomada pela Secretaria de Esporte e Lazer por conta dos prejuízos causados pelo temporal que ocorreu entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira. O telhado do ginásio foi danificado.

Por conta da chuva, São Gabriel tem jogo adiado

As aulas da Escolinha de Futsal, que ocorrem no local, estão suspensas, e a data de retorno das atividades será informada posteriormente. A prefeitura irá providenciar as reformas estruturais necessárias. Os motoristas devem estar atentos para bloqueios em decorrência da forte chuva e do vento. Na Avenida Paulo Lauda, parte da via segue interditada devido à queda de uma estrutura de outdoor. O local está sinalizado e deve ficar com bloqueio até que a estrutura seja retirada. Ainda, a Defesa Civil doou 100 metros de lona para a Associação Comunitária Tancredo Neves, para facilitar a distribuição às famílias atingidas da região.

ESTRUTURAS MILITARES
Estruturas da 3ª Divisão do Exército (3ª DE) também foram atingidas e sofreram danos. De acordo com uma nota enviada à imprensa, o Centro de Adestramento - Sul (CA-Sul) foi atingido de forma mais grave, tendo a sua parte posterior (conhecida por "linha de fogo"), que dá visada para o campo de instrução, totalmente destelhada. Outras estruturas também foram afetadas, tendo o telhado arrancado por conta dos fortes ventos.

No 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) ocorreu pequeno destelhamento de instalações e queda de árvores, sem registrar, contudo, maiores danos. No Centro de Instrução de Blindados houve a queda de placas e galhos de árvores nos telhados e uma caixa d'água foi danificada, mas não houve grandes danos.

Ainda conforme a nota, não houve vitimas e todos os esforços estão sendo envidados para o restabelecimento das instalações e do funcionamento das organizações militares afetadas. Por conta destes estragos, há falta de energia elétrica e, por consequência, falta de comunicação, em todos os quartéis situados no Bairro Boi Morto. Engenheiros Militares estão realizando o relatório de danos e verificando as condições estruturais das instalações atingidas.

PREJUÍZOS
No Bairro João Goulart, uma ponte de madeira localizada na Rua Fontoura Ilha, na Vila Schirmer, foi interditada, pois há risco para os pedestres. Conforme moradores da região, a população pede pelo conserto da estrutura há cerca de dois anos. No Bairro Pinheiro Machado, com a força do vento, muitos postes de energia elétrica estão inclinados. A empresa RGE trabalha no local.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 12h (até 11h30min), foram registrados 77 milímetros de chuva no município, principalmente no Bairro Lorenzi. Já o acumulado das últimas 96h chega a 160 milímetros. Na noite desta terça, houve chuva com vento forte superior aos 70 km/h e registro de granizo nos bairros Camobi, Dom Antônio Reis, Uglione, Tancredo Neves, entre outros.


Foto: Pedro Piegas (Diário)/
Buraco se abriu na calçada da Avenida Presidente Vargas

Na Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato, no sentido Bairro-Centro, a via está em meia pista, próximo a uma revenda de veículos, devido a um buraco na calçada com mais de três metros de profundidade que compromete parte da pista. O local segue sinalizado.

Os motoristas que trafegam pela BR-158, entre Santa Maria e Itaara, também devem estar atentos para as árvores e galhos na estrada. O Corpo de Bombeiros já trabalha para liberar o trecho próximo ao Timbaúva. Já na BR-287, houve momentos de interdição durante a madrugada, mas já está liberada para o tráfego de veículos.

ENERGIA ELÉTRICA 
Nas primeira horas da manhã, cerca de 40 mil clientes da RGE estavam sem energia elétrica, a maioria da Região Central. No começo da tarde desta quarta-feira, o número foi reduzido para 26 mil. As equipes seguem trabalhando para restabelecer o serviço. Quem precisar informar falta de luz pode entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99955-0002, pelo telefone 0800 970 0900 ou enviar o código do cliente por SMS para o número 27350.

INTERIOR
Além dos prejuízos na área urbana de Santa Maria, a Secretaria de Desenvolvimento Rural segue contabilizando os estragos pelo Interior do Município. No distrito de Boca do Monte, na estrada Cabeceira do Raimundo, o vento forte destruiu uma casa e um galpão. De acordo com informações da Secretaria, não havia ninguém no local no momento da ocorrência. Ainda no mesmo distrito, o Rio Ibicuí transbordou e a estrada Picada 12 de Maio está embaixo d'água. O local está bloqueado, impossibilitando o tráfego de veículos. Já no distrito de Santo Antão, uma árvore caiu em cima de uma residência, mas não houve pessoas feridas.

COMO PEDIR AJUDA

As famílias que foram atingidas e tiveram problemas com a chuva, podem fazer solicitações de lonas, telhas e ajuda pelos contatos:

  • Corpo de Bombeiros - 193
  • Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) - 153, (55) 99217-8122 (Whatsapp), (55) 99167-4728 (Whatsapp) e (55) 99167-8452 (Whatsapp)
  • Defesa Civil Municipal - (55) 3222-5192 e (55) 99110-7940 (Whatsapp)

* Com informações da prefeitura


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190