volta às aulas

Semestre letivo começa com pouco movimento e sem recepção presencial a calouros na UFSM

Cursos que já haviam retomado aulas presenciais seguiram atividades normalmente

18.355


Foto: Pedro Piegas (Diário)

No início do semestre letivo, - o quarto durante a pandemia - mais um dia de normalidade no campus de Camobi da Universidade Federal de Santa Maria. Sem cartazes ou qualquer decoração de boas-vindas, mais uma vez, não foram vistas atividades de calouros e os tradicionais "elefantinhos" (fila de calouros normalmente organizada pelos veteranos). A promessa é de retorno gradual das aulas presenciais durante o semestre, mas o primeiro dia não foi de muita movimentação pela manhã. 

Veja a programação da Feira do Livro desta quarta-feira

Este é o quarto semestre que a instituição estará com atividades sob o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede). A recepção da calourada será de forma online, a partir de quinta-feira. O semestre deve ir até o dia 19 de fevereiro. Ainda estão previstas a realização da 36ª Jornada Acadêmica Integrada (Jai), de 22 a 26 de novembro, e o Descubra no mês de dezembro.

MOVIMENTAÇÃO TRANQUILA

O trânsito e a circulação de pedestres na manhã de quarta-feira foi tranquila. Entre os estudantes que chegavam ao campus, a maior parte já havia retomado atividades presencialmente antes desta, seja em laboratórios ou aulas de cursos da Saúde, únicos que retornaram até o momento. Foi o caso dos estudantes do 11º semestre de Medicina, Gabriel Baumgratz Spiger, 23 anos, e Lucas Sobral, 24. Eles chegaram a pé e foram ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

UFSM volta às aulas nesta quarta, mas ainda sob muitos questionamentos da comunidade estudantil

- Para nós, hoje, não faz tanta diferença, apenas vamos dar seguimento nas atividades. Agora pela manhã tivemos um seminário online e agora vamos ver os pacientes - disse Sobral.

Uma maior circulação de pessoas foi observada no Husm, como de costume. Às 9h15min, um ônibus da linha Faixa Velha/Universidade, que costumava chegar ao campus lotado no período pré-pandêmico, trouxe apenas quatro pessoas até a parada em frente ao hospital. Duas delas foram até o Husm e outras duas ao Centro de Ciências Naturais e Exatas.

AULAS PRÁTICAS

Cursos que já ofertavam aulas práticas seguiram com a rotina normal nesta quarta-feira. Foi o caso da Odontologia, que segue um calendário letivo à parte dos demais cursos da UFSM. Pela manhã, o prédio do curso estava praticamente vazio. Esta semana é destinada ao calendário suplementar da segunda etapa, de um total de quatro,  da retomada das atividades práticas, e apenas alguns estudantes recuperavam a carga horária perdida com os feriados das últimas semanas. Foi o caso de Eduarda Peixe, de 25 anos, que cursa o 9º semestre. Ela participava, pela manhã, do atendimento a um paciente na clínica do curso. 

- Tivemos um período de hiato bem significativo em 2020 na nossa curva de aprendizado. Nosso curso, a partir do oitavo semestre, é essencialmente prático. Então, é essencial termos essas atividades - relata.


Foto: Pedro Piegas (Diário)
Odontologia retomou aulas presenciais em junho

As aulas práticas presenciais da Odontologia retornaram ainda em junho, de forma escalonada. Cerca de 60% do curso é composto de aulas práticas. Por isso, há a diferença em relação ao semestre letivo institucional.

- Esse retorno não segue o calendário da UFSM, é um calendário excepcional para esses cursos que tem atividade prática mais intensa - explica o professor Carlos Alexandre Souza Bier, vice-chefe do Departamento de Estomatologia e integrante do Grupo de Trabalho de Retorno, que articulou a retomada.

Quinta-feira tem ação de segunda dose em Santa Maria

O curso segue um protocolo rígido de segurança sanitária, que deve ser utilizado por demais setores da Universidade no retorno gradual das atividades presenciais. Desde junho, não foram registrados casos de contaminação dentro do curso.

- Elaboramos durante todo 2020 protocolos baseados em evidências científicas que nos dão toda segurança de dizer que retornamos de forma segura - explica a professora Roselaine Pozzobon, professora de Odontologia e presidente da Comissão de Biossegurança do curso.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190