covid-19

Seis pacientes de Manaus que estão em Santa Maria são transferidos para UTI

Estado garante que transferências não vão impactar na bandeira, como acontece com pacientes de outras regiões que internam na cidade

18.398

Foto: Anselmo Cunha (Especial)

Dos 15 manauaras que chegaram em Santa Maria na última terça-feira, seis foram transferidos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os pacientes estão isolados até que sejam recebidos os exames solicitados na admissão. Outros nove pacientes encontram-se isolados na enfermaria, também no aguardo de exames.

Variantes do vírus no Estado não têm relação com pacientes do Norte

A secretaria ressalta que todos os pacientes foram recebidos em uma unidade de internação preparada especificamente para a sua alocação, sendo imediatamente avaliados por uma equipe formada por 10 médicos (intensivistas, infectologistas, pneumologistas e internistas). Foi a partir desta avaliação, explica a SES, que constatou-se a necessidade de internação em UTI dos seis cidadãos de Manaus, capital do Amazonas.

Como será o período de isolamento dos pacientes de Manaus em Santa Maria

Ainda conforme a Secretaria Estadual de Saúde, as equipes multiprofissionais do Hospital Regional de Santa Maria estão focados na recuperação clínicas e apoio aos pacientes e seus familiares, sendo "regidos pelos princípios das boas práticas médicas e normas de biossegurança". 

MAPA DO DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Ressalta-se que os pacientes do Amazonas internados não são contabilizados no mapa do distanciamento controlado, garantiu a assessoria de comunicação da SES. A explicação do governo estadual para que os pacientes de outros estados não interfiram no cálculo da bandeira é que o número de leitos por eles ocupados é subtraído no momento de cálculo dos indicadores. Isso, conforme a SES, já é feito desde julho de 2020 com pacientes de uma região, mas internados em outra. Por exemplo, um paciente de Alegrete, se internado em Santa Maria, seria acompanhado, mas não seria considerado na mensuração dos indicadores. O mesmo ocorre com os pacientes do Amazonas.

Hospital de Caridade de Santa Maria fecha 10 leitos de UTI Covid-19

A SES justifica que "o intuito é que dar o atendimento adequado a todos os pacientes que necessitam, independentemente da região, mas resguardando que os cálculos sejam realizados com os pacientes de sua região".

(Colaboraram Maurício Araujo e Leonardo Catto)



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190