epicovid19

Santa Maria recebe 7ª rodada da pesquisa sobre coronavírus neste fim de semana

Mais 500 testes rápidos devem ser aplicados na cidade

18.398

Entre este sábado e a próxima segunda-feira, Santa Maria recebe a sétima rodada da pesquisa EpiCovid19, que busca saber quantas pessoas já se contaminaram com o coronavírus no Rio Grande do Sul. Serão aplicados mais 500 testes rápidos e questionários no município. Também recebem a pesquisa Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Ijuí, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.

Média móvel diária segue em queda, mas índice semanal aponta crescimento de casos de Covid-19 em Santa Maria

O estudo, encomendado pelo governo do Estado, é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e em Santa Maria conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Quem aplicará os testes são profissionais voluntários da área de saúde, que estarão identificados e com equipamentos de proteção.

As casas visitadas são sorteadas e em cada residência um dos moradores é convidado a fazer o teste rápido para o coronavírus - por meio de uma amostra de sangue - e responder uma breve entrevista sobre  ocorrência de sintomas, busca por assistência médica e rotina das famílias em relação às medidas de distanciamento social. Caso o entrevistado teste positivo, os demais moradores também são testados e orientados a procurar a Saúde. 

Os resultados são divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do Estado em aproximadamente 48 horas após a finalização da coleta de dados.

Outra rodada está programada para os dias 12 e 14 de setembro.

A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Governo do Estado e, em Santa Maria, tem apoio da Universidade Federal de Santa Maria. Os financiadores do projeto são a Unimed Porto Alegre, o Instituto Cultural Floresta, também da capital, e o Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

1 INFECTADO A CADA 104 HABITANTES
Os resultados da sexta etapa, divulgados no final de julho, identificaram 43 diagnósticos positivos nas nove cidades, dois deles em Santa Maria. Isso significa que, de forma geral, quase 1% da população do Rio Grande do Sul já tem anticorpo para a Covid-19, ou seja, cerca de 108,7 mil infectados. Hoje, os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que há 62.347 pessoas diagnosticadas com o coronavírus no Estado.

Diferente da primeira fase da pesquisa, que aconteceu em abril, que indicava que havia uma pessoa infectada a cada 2 mil, na sexta fase, o estudo indica que há um infectado a cada 104 habitantes.  

Em Santa Maria, de acordo com a professora de epidemiologia do Departamento de Saúde Coletiva da UFSM Marinel Mór Dall'Agnol, que coordena o grupo de entrevistadores na cidade, a pesquisa indica que há pelo menos três vezes mais casos do que o número de notificados apresentados até agora pela Vigilância.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190