distanciamento controlado

Santa Maria pode voltar para a bandeira laranja nesta segunda

Pedido justifica que pacientes de fora da região foram considerados no cálculo. Mapa definitivo será divulgado nesta segunda

18.398
Atualizada em 7 de fevereiro de 2021 às 16h22min

A região de Santa Maria pode voltar a ter bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. A prefeitura pediu reclassificação da bandeira vermelha, indicada preliminarmente na sexta-feira. O pedido é analisado pelo governo estadual. O mapa definitivo é divulgado na segunda-feira.

'Vidas que precisam de Santa Maria', diz enfermeiro santa-mariense que viajou com manauaras

Em um post no Facebook, o prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom (PSDB) diz que a justificativa para a solicitação são "alguns dados que podem ser alterados". O prefeito também afirmou que, nas últimas semanas, não houve recurso porque os dados não eram inconsistentes.

A prefeitura explicou, em nota (leia na íntegra abaixo), que a contestação é feita sobre três indicadores que tratam do número de internados com Covid-19 em leitos de UTI. Conforme o Executivo, foi pedida a revisão em relação a 18 pacientes de fora de Santa Maria internados em unidades intensivas. Também são contestados números de hospitalizações da macrorregião. Entre os 18, há pacientes manauaras internados na cidade. Na sexta-feira, sete deles estavam internados em UTi. O Estado havia informado, anteriormente, que não os contaria para a definição da bandeira.

 

Caso o pedido seja aceito, os protocolos da bandeira laranja (risco médio de contágio para o coronavírus) passam a valer a partir de terça-feira. Entretanto, se o pedido for negado, Santa Maria vai seguir com os protocolos da bandeira vermelha.

Outra região também pediu reclassificação da bandeira vermelha para a laranja. O Estado não informa que associação enviou recurso.

9ª etapa da pesquisa Epicovid traz novo método de testagem

A região não adota mais a cogestão, com protocolos próprios menos rígidos. A decisão foi tomada em janeiro pela AM Centro em recomendação expedida por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública.

NOTA DA PREFEITURA
A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19, recorreu da classificação provisória da bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado solicitando a revisão de três indicadores que tratam de número de internados com Covid-19 em leitos de UTI e de capacidade hospitalar. Foi pedida revisão em relação a 18 pacientes de fora de Santa Maria internados em UTI, assim como a respeito dos números da macrorregião. Segundo análise do Comitê, os números usados pelo Estado no cálculo podem não estar corretos, o que levou a região de Santa Maria a ser classificada com altíssimo risco (bandeira preta) nesses indicadores e, consequentemente, à classificação provisória de bandeira vermelha.

*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190