pandemia

Santa Maria confirma mais duas mortes, e total de óbitos por Covid-19 ultrapassa os 50

Em boletim atualizado, município teve o acréscimo de mais 77 casos confirmados de contaminação

18.398

Santa Maria confirmou mais duas mortes em decorrência da Covid-19. Com isso, o total de óbitos no município por conta do coronavírus chegou a 51. Ambas as vítimas eram moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) da cidade. Conforme boletim epidemiológico atualizado, Santa Maria também tem 3.618 casos confirmados de infecção por coronavírus.

Mesmo na bandeira vermelha, número de ônibus nas ruas de Santa Maria segue sem alteração

Uma das vítimas é um homem de 76 anos, que teve a morte registrada em 31 de agosto e notificada à prefeitura apenas na última quarta-feira. A presença da Covid foi confirmada apenas em 9 de setembro, em teste feito por uma empresa particular. O idoso não chegou a ser internado, e a direção da ILPI não informou se o homem apresentava comorbidades.

A outra vítima é também um homem, de 90 anos, que faleceu nesta quarta-feira. Em 28 de agosto, ele foi foi para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) com sintomas leves. Dois dias depois, deu entrada no Hospital Regional de Santa Maria e teve diagnóstico positivo para a Covid-19 em 31 de agosto. O paciente não chegou a internar em UTI, mas utilizou suporte ventilatório não invasivo. O homem tinha registro de doença neurológica crônica e hipertensão arterial sistêmica.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO


Em boletim epidemiológico atualizado divulgado na noite de quarta-feira, Santa Maria acrescentou novos 77 casos de contaminação por coronavírus, e total chegou a 3.618. Destes, além dos 51 óbitos, 2.943 são considerados recuperados. O número de casos suspeitos é 4.434.

LARES DE IDOSOS

Só em Santa Maria, existem 24 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), sendo três filantrópicas: o Lar Vila Itagiba, o Lar das Vovozinhas e o Abrigo Espírita Oscar José Pithan. Ao todo, são cerca de 700 idosos sob cuidados dessas instituições, segundo informações do Ministério Público. 

Com essas duas mortes, já são quatro o número de idosos que moravam em instituições e que tiveram o óbito associado à Covid-19 na cidade. A prefeitura esclareceu que, como em outras ILPIs do município, realiza acompanhamento frequente desde o início da pandemia por meio de orientações e recomendações de órgãos institucionais. Informou, ainda, que nestas instituições onde aconteceram os óbitos - os nomes não foram divulgados -, seguem sendo feitas vistorias das condições sanitárias dos locais, acompanhamento dos casos e testagem (os resultados estão sendo aguardados). 

Atualmente, há casos confirmados de idosos com Covid-19 em três ILPIs, duas delas estão enfrentando situação de surto de coronavírus. No Lar Vila Itagiba, são 32 idosos e 10 colaboradores com diagnóstico positivo para Covi-19, sendo que ainda há resultados a serem recebidos, conforme a prefeitura. Em outra instituição, há 21 idosos e um funcionário positivos, ainda aguardando resultado de cinco exames.

Já no Lar das Vovozinhas, onde são abrigadas 144 mulheres, são quatro casos positivos, sendo que duas idosas já são consideradas recuperadas. As outras duas estão hospitalizadas. Conforme a direção do lar, uma outra idosa foi encaminhada com suspeita para avaliação na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h na quarta-feira, onde permanece em observação. Na ala 4, unidade onde residem as idosas com dificuldade de locomoção e algum problema cognitivo, são 46 abrigadas isoladas, até que os resultados dos exames realizados sejam divulgados. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190