atividades suspensas

Saiba o que mudou nos serviços de CFC em Santa Maria por conta da pandemia

Diretores das três autoescolas da cidade explicam como fica a situação de aulas, provas, prazos, multas e documentações

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Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Frota do CFC Ativa está na garagem desde a suspensão das atividades

Uma portaria publicada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) nesta segunda-feira reforçou o decreto em vigor do governo do Estado e suspendeu todas as atividades dos Centro de Formação de Condutores (CFCs) até o dia 30 de abril por conta da pandemia de coronavírus. Com isso, todos os serviços das autoescolas e processos deixaram de funcionar, deixando os alunos e motoristas com muitos questionamentos. Por isso, o Diário conversou com representantes dos três CFCs de Santa Maria para esclarecer essas dúvidas.

Segundo os gestores, no total, cerca de 150 pessoas têm buscado diariamente as empresas para tirar dúvidas. Entre as principais, estão questões relacionadas à renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), processos burocráticos, e aulas e provas.

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Apesar das perguntas serem variadas, as respostas convergem no mesmo sentido: todos os serviços estão suspensos. Dessa forma, os três CFCs da cidade estão de portas fechadas. Para quem precisa renovar a CNH, por exemplo, o prazo foi estendido a 180 dias para todos os documentos vencidos desde 19 de fevereiro de 2020. Já os processos, como multas ou recursos, estão todos suspensos no momento. Enquanto isso, as aulas teóricas e práticas, além das provas, também ficarão para depois: o prazo para a realização da CNH foi estendido por mais 180 dias além dos 12 meses já previstos.

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Mas e se, por acaso, um motorista tirou sua habilitação antes do decreto do governo (20 de março), e gostaria de somente retirar o documento? Segundo o vice-presidente do Sindicato Estadual dos CFCs (SindiCFC) do Estado e diretor geral do CFC Viacentro, Rodimar Dall'agnol, a portaria do Detran-RS proibiria qualquer atividade, mesmo que fosse somente um serviço de entrega ou retirada de documento.

- A portaria e o decreto proíbem. Alguns CFCs entraram em conflito com a auditoria do Detran, inclusive. A nossa recomendação é que o motorista baixe o aplicativo e utilize a CNH digital, que vale em todo o país - salienta Dall'agnol.

No entanto, conforme o diretor geral do CFC Padre Reus, somente a entrega do documento não é considerada uma atividade. 

- O motorista faz um agendamento prévio, vai até o local e só recebe o documento. Nós tivemos autorização do Detran - explica Pierson.

O Detran explicou que, apesar das suspensões das atividades, alguns CFCs têm solicitado autorização para entrega de CNHs, já que os motoristas fazem este pedido. Para os Centros que pedem ao Detran, há autorização de entregar os documentos de habilitação que estão de posse do CFC (emitidas e postadas até 23 de março de 2020). O Detran reitera que, nesses casos, são adotados  todos os cuidados conforme orientações dos órgãos de saúde. Preferencialmente, mediante agendamento com os condutores interessados em retirar o seu documento de habilitação para evitar aglomerações de pessoas.

Como ficam os serviços:

  • Todas as atividades presenciais estão suspensas
  • Com isso, aulas teóricas e práticas foram paralisadas
  • Prazo para realização da primeira habilitação passa de 12 para 18 meses
  • Prazo para renovação da CNH passa de 30 para 60 dias para todos os documentos vencidos desde 19 de fevereiro
  • Multas por questões relacionadas a transferência, registro e licenciamento ficam suspensas
  • CNH digital pode ser utilizada caso o motorista não tenha conseguido retirar a tempo no CFC

COMO TER A CNH DIGITAL
Para ter a CNH digital no celular basta baixar o aplicativo na App Store ou na Play Store.




SERVIÇOS À DISTÂNCIA
Apesar de não poderem funcionar na sede física, as empresas criaram alternativas durante a pandemia. No CFC Ativa, por exemplo, os funcionários do setor administrativo seguem atuando em home office, enquanto os instrutores passaram a fazer cursos grátis oferecidos por uma empresa de simuladores. Além disso, a Ativa segue em contato com os alunos e clientes via whatsapp e redes sociais.

No Viacentro, há um plantão para tirar dúvidas entre 9h e 13h por telefone e online. Já na Padre Reus, além de também ter canais para esclarecimentos, os professores tiveram a ideia de disponibilizar vídeos e dicas online para os alunos da autoescola. 

- Não vale como aula, mas auxilia os alunos que pararam o processo de aprendizado - avalia o diretor Pierson.

Saiba onde entrar em contato para dúvidas, esclarecimentos e serviços online:

CFC Ativa

CFC Viacentro

CFC Padre Reus

*Colaborou Leonardo Catto


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