distanciamento controlado

Restaurantes são autorizados a abrir à noite aos finais de semana

Regra vale a partir de sábado. Estado também mudou regras da bandeira vermelha para jogos de futebol, parques e museus

Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

A partir do próximo sábado, restaurantes também vão poder abrir à noite aos finais de semana e feriados. Até então, o funcionamento era permitido em dias úteis ao meio-dia e à noite, e apenas ao meio-dia nos finais de semana.

Leitos de UTI do SUS em Santa Maria estão com ocupação máxima

A decisão partiu da reunião do Gabinete de Crise nesta quinta-feira. Conforme o Piratini, a mudança do protocolo se deu depois de "profunda análise das demandas e das sugestões de protocolos recebidas". Agora, restaurantes podem funcionar todos os dias da semana com entrada até as 15h e permanência até 16h. Já à noite, a entrada é permitida até 22h, e a permanência até 23h.

Também foram alteradas as regras da bandeira vermelha para parques, museus, condomínios e competições oficiais. Além disso, os especialistas do Gabinete de Crise reforçaram a necessidade de cumprimento dos protocolos em todas as bandeiras, entre eles uso obrigatório e correto de máscara, distanciamento físico, não aglomeração,; manutenção de janelas e portas abertas e/ou sistema de renovação de ar, e limpeza constante das mãos e dos ambientes.

Rio Grande do Sul confirma mais 62 óbitos por coronavírus

PARQUES
Podem receber público de até 25% da capacidade com o Selo Turismo Responsável.

MUSEUS
Podem abrir ao público, com limite de 25% da capacidade e grupos de no máximo seis pessoas por monitor, mediante agendamento.

CONDOMÍNIOS
Fica permitido o acesso a áreas de lazer para crianças em espaços abertos. Saunas, salões de festas, churrasqueiras compartilhadas e demais locais para eventos sociais e de entretenimento, devem permanecer fechados.

Grávidas e puérperas de grupos prioritários poderão ser vacinadas

ESPORTE
Foi retirada a restrição de horário para realização de campeonatos esportivos oficiais. Com isso, jogos de futebol podem voltar a ocorrer a qualquer horário (antes o limite era 20h), mas permanece a proibição de público nos estádios.

Campeonatos esportivos chancelados por ligas estaduais e nacionais, federações e confederações nacionais e internacionais reconhecidas pelo Sistema Nacional do Desporto (SND) podem ocorrer. Entretanto, é necessária a autorização do município sede e participação exclusiva de atletas federados ou inscritos em entidades reconhecidas pelo SND e com proibição de público.

MUDANÇAS
Segundo coluna publicada na GaúchaZH pela jornalista Rosane de Oliveira, o gabinete analisa uma transição para que, nesta sexta-feira, o Estado saia da bandeira preta e volte a ter classificação por região conforme os dados locais. Para isso acontecer, o governo derrubaria a regra de salvaguarda. A norma diz que, quando a divisão entre leitos livres de UTI e leitos ocupados por Covid em UTI estiver menor ou igual a 0,35, a classificação fica preta automaticamente. Sem a bandeira preta, o Estado pode retomar as aulas presenciais seguindo protocolos.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190