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Restaurante Popular manterá atividades após a saída de empresa

Conforme o Executivo, o Restaurante Popular seguirá atendendo normalmente, sob contrato emergencial com outra empresa

Foto: Anselmo Cunha (Especial)
Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter estava há 1 ano e 4 meses com a gestora Serv Sul. Contrato encerra em 22 de março

Há dois anos, a comunidade de Santa Maria conta com os serviços do Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter. Até o início da pandemia, o cidadão podia almoçar no local, mas, com as restrições para tentar controlar a contaminação, o estabelecimento passou a entregar as refeições em marmitas. E, com o aumento dos preços dos alimentos, a necessidade de reajuste causou rompimento entre os mantenedores do almoço popular.

Na última segunda-feira, a prefeitura de Santa Maria e a Serv Sul, prestadora de serviço do Restaurante Popular, encerraram as negociações. Entre as reivindicações da empresa, o reajuste de preços era a principal. Até então, o almoço popular custava R$ 6,50, sendo que R$ 3,50 eram pagos pela prefeitura e R$ 3 pelo consumidor. A Serv Sul pedia aumento, o que não foi aceito pelo Executivo municpal, que a partir de 23 de março, receberá outra empresa para dar sequência no trabalho, enquanto um edital de licitação é elaborado.

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DIFICULDADES

O administrador do Restaurante e colaborador da Serv Sul, Neri Soares, 55 anos, explica que a empresa foi sensível às dificuldades enfrentadas com a pandemia. Ele lembra que, em maio de 2019, a empresa tomou a frente do projeto, mas devido às reformas, custeadas pela própria fornecedora, o restaurante foi reaberto somente em dezembro daquele ano.

- Após 12 meses de atendimento, em dezembro passado, nos foi oferecido um contrato aditivo de três meses, sem reajustes. Aceitamos. Agora, recebemos outro nas mesmas condições, o que se tornou inviável. Os preços dos alimentos praticamente dobraram de valor- comenta o administrador.

De acordo com Soares, o que se recebe para fazer as 575 refeições diárias não supre os gastos para a elaboração do cardápio.

- Chegamos a servir 9 mil pratos a mais durante a pandemia. Sei que, com as marmitas, conseguimos ajudar quem precisa de uma refeição completa, mas de baixo custo - acrescenta.

QUALIDADE

Para a secretária Daniela de Freitas, 26 anos, junto à qualidade das refeições, localização e preço acessível a motivaram a ser cliente assídua do Popular.

- O cardápio é variado e balanceado. As refeições são saudáveis e os ingredientes bem selecionados. E ajuda a pessoa que mora na rua. Graças ao Res taurante Popular, elas consegue se alimentar direito - comenta.

O serviços gerais Eclair Ferreira, 51 anos, conheceu o restaurante por meio de amigos. Frequentador do local há pouco mais de uma semana, ele espera que os serviços continuem à disposição da população:

- Tomara que mais pessoas possam vir buscar almoço. A comida é boa e o valor vale a pena.

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PREFEITURA

Conforme o Executivo, o Restaurante Popular seguirá atendendo normalmente. Por enquanto, os serviços serão mantidos sob contrato emergencial com outra empresa. A partir do dia 23, a prefeitura vai abrir nova licitação para o serviço. O poder público já está elaborando um Termo de Referência. A ideia é manter o mesmo valor da refeição para os usuários, mesmo em caso de reajuste contratual.

FUNCIONAMENTO

Devido às consequências causadas pela pandemia do novo coronavírus, o Restaurante Popular passou a servir apenas marmitas. Sucos e sobremesas saíram do cardápio, e o cliente não recebe talheres como era feito antes. Não é mais permitido realizar as refeições dentro do restaurante e a entrega das marmitas ocorre mediante fichas, tiradas diretamente no local. Qualquer cidadão pode comprar almoço no estabelecimento.

  • O quê - Almoço
  • Quando - De segunda a sexta-feira, das 11h30min às 13h30min
  • Quanto - R$ 3 (marmitex)
  • Capacidade - Até 575 refeições diárias (devem ser retiradas no local)
  • Horário - Das 11h30min às 13h30min
  • Endereço - Rua Dr. Pantaleão, 356,Bairro Centro

*Colaborou Gabriel Marques


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