distanciamento controlado

Região de Santa Maria pedirá revisão da bandeira vermelha

Em live, prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) disse que há inconsistência em alguns dados de coronavírus da macrorregião

18.297

O mapa do Distanciamento Controlado, divulgado na tarde desta sexta-feira, classificou, de forma preliminar, a região de Santa Maria em bandeira vermelha, que indica risco alto de transmissão de coronavírus. Os 32 municípios que fazem parte da região estavam há seis semanas consecutivas em bandeira laranja. Em live na noite de hoje, o prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom (PSDB) afirmou que a Associação dos Municípios da Região Central (AM Centro) irá entrar com recurso para pedir reclassificação. 

UFSM volta atrás em decisão de reabrir para visitantes

De acordo com Pozzobom, o agravamento da região se dá por conta da piora nas cidades de Uruguaiana, Rosário e Alegrete, que não fazem parte da Região de Santa Maria, mas integram a macrorregião Centro-Oeste. Para o cálculo dos indicadores que chegam a um resultado final da bandeira (amarela, laranja, vermelha ou preta, com menor e maior risco de contágio, respectivamente), são levados em conta os números da região, macrorregião e Estado. 

- Mesmo que tenha sido agravado na Fronteira Oeste, que reflete em Santa Maria, quero mais uma vez registrar que estamos em uma situação de controle, mesmo que essa tranquilidade seja temporária, eu tenho certeza que, por nós que estarmos há seis semanas consecutivas na laranja, estamos no caminho certo e estamos seguindo rigorosamente o protocolo - afirmou o prefeito. 

Boletim estadual registra mais 37 óbitos e 3.414 novos casos de Covid-19

O recurso deve ser enviado ao Gabinete de Crise até este domingo. Na segunda-feira, o Estado analisa o pedido e divulga, pela tarde, o mapa definitivo da semana. Caso a região tenha o recurso indeferido, ou seja, fique em bandeira vermelha, as regras mais rígidas começam a valer a partir da terça-feira. Se isso ocorrer, a região faz parte do modelo de cogestão e poderá adotar protocolos, já aprovados, menos restritivos que a bandeira vermelha, mas não iguais ou inferiores a bandeira laranja.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190