revitalização

Prefeitura busca acordo em processo de cessão de uso da Gare

Local histórico de Santa Maria iria ser gerido pela iniciativa privada pelos próximos 15 anos

18.404
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário) 

A prefeitura de Santa Maria está em busca de uma conciliação que ponha fim a ação popular, movida por sete pessoas, que resultou na suspensão da concorrência para cessão de uso do espaço da Gare da Estação Férrea à iniciativa privada. Na semana passada, representantes do município se reuniram, de forma virtual, com o Ministério Público Federal (MPF) para tentar dar celeridade ao processo. A expectativa do Executivo, agora, é que na próxima semana haja uma primeira rodada de conversa com os autores da ação.

- Estamos conversando para ver se conseguimos conciliar os interesses de todo mundo para acabarmos com o processo e seguirmos com a chamada pública. Queremos que os autores (do processo) fiquem satisfeitos e que consigamos seguir com o que já foi concluído - afirma a procuradora geral do município, Clarissa Pillar. 

Divulgada programação virtual do Festival de Inverno de Vale Vêneto

A Associação Amigos da Gare chegou a ser declarada vencedora do processo e, inclusive, assinou com a prefeitura a cessão de uso, que permitiria dar início aos trabalhos de recuperação do prédio que é tombado pelo patrimônio histórico do Estado. Contudo, na noite anterior da assinatura, o juiz federal substituto Rafael Tadeu Rocha suspendeu a concorrência para a cessão de uso ao afirmar a necessidade de uma licitação para escolher quem iria gerir o espaço. Além disso, o magistrado sustenta que o processo deixe claro quais partes da Estação Ferroviária serão cedidas.

Santa Maria esqueceu de exigir a duplicação da Faixa Nova de Camobi?

O advogado Giorgio Forgiarini, que representa os sete autores da ação popular, relata que ainda não recebeu uma comunicação da prefeitura quanto a um eventual pedido de acordo.

- Caso o município tenha pressa na concessão, o que parece não ter tido nos três primeiros anos de governo, basta abrir um edital de licitação adequado, de acordo com a legislação aplicável, como todo e qualquer gestor público é obrigado a fazer, e a concessão poderá ocorrer normalmente - relata.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190