vacinação

Prefeito anuncia 100% da população vacinada, mas números não são exatos

População estimada pela prefeitura é a de eleitores aptos a votar na última eleição, porém quantitativo pode ser maior

Jaiana Garcia

Em publicação nas redes sociais nesta sexta-feira, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) anunciou que 100% da população de Santa Maria acima de 18 anos teria sido vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O prefeito leva em consideração o número de pessoas aptas a votar na última eleição na cidade, cerca de 203 mil pessoas. Somando o número de imunizados, atualizado pelo vacinômetro deste sábado, com 199.267 aplicação de primeiras doses mais a população que tomou a vacina dose única, que representa 6.860, o quantitativo total de vacinados supera os 203 mil considerados pelo prefeito. 

Porém, o número é apenas simbólico. A secretária adjunta de Saúde do município, Ana Paula Seerig, explica que o que baliza a comemoração do prefeito é o dado populacional mais recente, já que desde 2010 não é feito censo demográfico pelo IBGE. 

Calendário da semana tem segunda dose, reforço para idosos de 85 ou mais e unidade móvel na Região Oeste

- Ele trabalha com essa estimativa. A gente tem essa clareza de que há pessoas com mais de 18 anos que ainda não foram vacinadas e estamos montando estratégias para alcançar esse público. Talvez nem tenhamos cobertura vacinal completa, porque tem uma série de outras questões. A vacina não é obrigatória, tem pessoas que não querem vacinar, e isso também precisa ser levado em consideração - explica.

A secretária adjunta também salienta que há diferenças entre os números apresentados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) que tem como referência o número total da população, com mais de 282 mil pessoas, conforme a SES. De acordo com o Estado, aproximadamente 50 mil pessoas que o município vacinou não são de Santa Maria. Os dados são contabilizados com base no cartão SUS do cidadão.

Santa Maria anuncia 100% da população adulta com primeira dose da vacina contra a Covid

- Nós também temos uma situação peculiar. Nós não exigimos comprovante de residência no momento da vacinação. Não é uma prerrogativa do Ministério da Saúde. Então, independentemente de onde a gente estiver, vamos poder ser vacinados. Pode acontecer de ter gente que tinha o cartão SUS de outra cidade, mas mora aqui e vacinou aqui e vice-versa.

Ana Paula Seerig também garante que o município sempre terá ações de aplicação da primeira dose para as pessoas que, por algum motivo, ainda não fizeram. Além disso, todos os dias há moradores de Santa Maria que completam 18 anos e vão precisar ter à disposição o imunizante. Conforme a secretária adjunta, os números vão mudando sempre.

TESTE DA VACINA DE OXFORD
Ana Paula Seerig também explicou que os mil santa-marienses que fizeram os testes da vacina de Oxford/Astrazeneca na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) não entram na conta de vacinados da secretaria de Saúde. Conforme ela, isso deve acontecer até o mês de outubro com o envio da base de dados do Ministério da Saúde. 






fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190