na tv diário

Pozzobom defende medidas restritivas e critica chegada de vacinas a 'conta-gotas'

Prefeito e vice participaram do Sala de Debates, da TV Diário, e falaram sobre pandemia, reforma administrativa e medidas econômicas

18.355


Foto: Pedro Piegas (Diário)

Com um discurso favorável a medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e o vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSL) participaram do Sala de Debates, na TV Diário, no começo da noite desta segunda-feira. Entre os assuntos tratados durante cerca de 1h30min estão a pandemia, a corrida pelas vacinas, a reforma administrativa e o futuro político do tucano. Confira a íntegra do programa abaixo:

A conversa foi permeada pelo assunto pandemia. Santa Maria vive seu pior momento, com recorde de mortes em fevereiro e altas taxas de ocupação de leitos. Pozzobom foi duro ao falar de aglomerações e defendeu medidas restritivas, como o fechamento do comércio, para reduzir a circulação de pessoas nas ruas.

- Estamos em um momento que temos que decidir. Aglomera no bar, ou aglomera na UTI, é uma decisão que temos que tomar - afirmou.

O prefeito admitiu que o impacto para o comércio é grande e que o setor não é culpado pelos números do município.

MEDIDAS ECONÔMICAS

O vice-prefeito Rodrigo Decimo adiantou medidas estudadas pelo poder público para mitigar os impactos econômicos da pandemia em 2021. Ele citou a esperança nas vacinas para acelerar a retomada das atividades.

Fevereiro bate recorde de mortes por Covid-19 em Santa Maria

- Entendemos que temos que dar condições das empresas se manterem e desenvolverem gerando empregos. O melhor programa social que podemos ter é o emprego - afirmou Decimo.

Conforme o político, entre as medidas estudadas está a criação de um vale-feira, o incentivo da capacitação de mão de obra, a qualificação empresarial e o estímulo do que chamou de "ecossistema de inovação".

VACINAS

Durante o programa, Pozzobom reiterou que, se necessário, auxiliará financeiramente o Estado na compra de vacinas contra a Covid-19. Ele criticou o governo federal pela entrega a "conta-gotas" dos imunizantes, mas frisou que ainda não é possível que Estados e municípios comprem doses diretamente com os laboratórios. O tucano afirmou que terá uma reunião em Porto Alegre na quarta-feira para tratar da vacinação de professores e profissionais de segurança.

FUTURA CANDIDATURA

Ao ser questionado sobre uma eventual candidatura à Assembleia Legislativa ou para a Câmara dos Deputados no ano que vem, Pozzobom foi enfático ao descartar qualquer envolvimento com articulações políticas para o próximo pleito.

- Eu me elegi pois quero concluir o mandato - disse Pozzobom.

REFORMA ADMINISTRATIVA

Quinze dias. Foi esse o prazo dado por Rodrigo Decimo para a entrega da reforma administrativa à Câmara de Vereadores.

- A pandemia nos atrapalhou um pouco. Estamos trabalhando na reforma. Não vai ser uma reforma bombástica, mas terá algumas mudanças estratégicas para enfrentar dificuldades que nós temos, como a questão dos licenciamentos - explicou.

VÍDEO: de forma remota, ano letivo da rede municipal começou nesta segunda

A ideia é acelerar processos internos da prefeitura. Há ainda a possibilidade de criação de três secretarias. Uma delas é a de Inovação e Tecnologia da Informação.

- O foco é demolir a burocracia - concluiu Pozzobom.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190