transporte coletivo

Por falta de passageiros, ônibus municipais do país podem parar em abril

Em Santa Maria, diretor da ATU afirma que empresários aguardam soluções dos governos

18.379


Foto: Fabiano Marques (Arquivo Diário)

Em declaração à Folhapress, o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha, afirmou que os ônibus no Brasil correm risco de deixar de operar a partir do dia 5 de abril. Em Santa Maria, conforme o diretor da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), os empresários do setor aguardam por soluções dos governos federal, estadual e municipal.

Chefe da Guarda Municipal explica o que pode funcionar na quarentena e como denunciar

De acordo com Gabardo, o número de passageiros transportados na última semana reduziu cerca de 90%, segundo relatórios da ATU, após os decretos que restringiram o funcionamento do comércio e a circulação de pessoas nas ruas da cidade.

- O país todo está assim, a receita não é suficiente para manter o serviço. Não demitimos nenhum trabalhador por conta do vírus. Não vamos falar em parar. Aguardamos iniciativa dos governos para resolver este problema - explica o diretor.

Em entrevista ao Diário, o secretário-chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, disse que o assunto será tratado futuramente, já que a prioridade do Executivo é o setor da saúde.

- Nós temos temos outros setores que também estão sentindo. A primeira questão, nesta semana, é a saúde, mas isso também está no radar para o futuro. As empresas têm sido sensíveis e estão mantendo as operações mesmo com os prejuízos. É o momento de todos se ajudarem - afirmou.

Na reportagem publicada pela Folhapress, o presidente da NTU defende que o governo federal crie um plano de socorro ao setor, para que a operação dos ônibus possa ser mantida:

- O ideal é colocar no mínimo 70% da frota rodando, para transportar as pessoas que precisam se deslocar mesmo em tempos de crise. Isso demandaria um apoio em torno de R$ 2,8 bilhões por mês.

*Com informações da Folhapress


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190