quarta colônia

Por causa da pandemia, festival de Vale Vêneto vai ocorrer em setembro e de forma virtual

Festival de Inverno e Semana Cultural Italiana tradicionalmente ocorrem no final de julho. Neste ano, a pandemia do coronavírus mudou a programação

18.398
Foto: Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)


Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)

O final do mês de julho é, tradicionalmente, marcado por muita música e gastronomia italiana no Distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine. O Festival de Inverno e a Semana Cultural Italiana fazem com que, todos os anos, milhares de pessoas de outras cidades e até de outros países se reúnam no distrito. Só que, em 2020, por causa da pandemia do coronavírus, as festividades foram suspensas. Agora, novas datas foram anunciadas para o evento, que vai acontecer de forma virtual, sem os tradicionais jantares italianos no Salão Paroquial e sem os recitais. 

O período escolhido foi de 23 a 25 de setembro. De acordo com a coordenadora do Festival de Inverno da UFSM, a professora Vera Vianna, a ideia é que o evento seja realizado pela internet, e tenha lives com oficinas, palestras, mesas redondas e apresentações artísticas. 

- Por causa da pandemia, ficaria inviável fazer presencialmente. As pessoas vêm de outros lugares, precisam de alojamentos e todas as atividades geram muita aglomeração. Nossa preocupação foi no sentido de pensar em algo para manter a tradição do festival ativa e, como as atividades pela internet se popularizaram, pensamos em formular algo neste sentido - destaca.

VÍDEO: com diminuição de visitantes, quais são as perspectivas do turismo na Quarta Colônia?

Segundo Vera, a programação e a plataforma onde as atividades irão acontecer ainda não foram definidas. A professora lembra, ainda, que esta são será a primeira vez que o festival vai acontecer fora de época. Em 2009, por causa da propagação do vírus H1N1, o evento foi transferido para outubro, mas ocorreu de forma presencial.

- Não é a primeira vez que o Festival de Inverno acontece na Primavera. Até tentamos achar alguma data ainda no Inverno, mas não foi possível por causa de outros compromissos. O que importa é manter a essência e as características, mesmo em outra época e pela internet - afirma a coordenadora.

Nas próximas semanas, deve ser divulgada a programação e deve iniciar o período de inscrições. Em 2019, cerca de 130 músicos participaram das atividades de troca de conhecimento sobre música erudita. Durante a programação, foram realizadas oficinas de música dos mais variados instrumentos, concertos gratuitos e abertos ao público com alunos e professores do festival, oficina de musicalização para crianças, curso de formação continuada em Música para professores de Educação Infantil e o encontro de Orquestras Jovens.

SEMANA CULTURAL ITALIANA

Junto do Festival de Inverno, ocorre a Semana Cultural Italiana, com desfile, danças e gastronomia típica. De acordo com um dos organizadores, Luiz Pivetta, também devem ocorrer atividades virtuais no mesmo período.

- Ainda estamos pensando a programação, mas vamos focar na história do povo italiano, com palestras e, se possível, algumas apresentações artísticas de característica italiana. Neste ano, infelizmente, sem a nossa culinária que enchia o salão de turistas durante os dias de evento - afirma Pivetta.

Reforma da praça de Santos Anjos deve ser concluída em até cinco meses

Os jantares com pratos como bife à milanesa e sopa de agnolini costumam estar entre as atrações mais procuradas, assim como a venda de outros produtos como cucas, bolos, bolachas de polvilho, rapaduras, tortas e o rocambole de doce de leite. Neste ano, essa parte deve ficar de fora.

Anualmente, cerca de 20 mil pessoas passam por Vale Vêneto durante os dias de festa. A Semana Cultural é voltada ao resgate e valorização da cultura e tradição italiana através da gastronomia, religiosidade e atividades culturais e artísticos. Em anos anteriores, a programação contava com missa de abertura e encerramento, desfile da cultura italiana, encontro de corais, shows e gastronomia típica preparada pela comunidade, com dois almoços e seis jantares.

*Colaborou Janaína Wille


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190