consulta

Plebiscito popular sobre as privatizações no Rio Grande do Sul vai até domingo

Votação pode ser feita por uma plataforma da internet mediante o preenchimento de um formulário

Jaiana Garcia

Ocorre até domingo o plebiscito sobre as privatizações no Rio Grande do Sul, uma iniciativa popular para consultar a população gaúcha sobre a venda da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procergs). A iniciativa integra a campanha "Primavera da Democracia" organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), demais centrais sindicais, sindicatos e federações de trabalhadores, e movimentos sociais e populares.

Unidades Básicas de Saúde de Camobi terão horário de atendimento ampliado

A consulta à população sobre a venda de estatais era uma condição prevista na constituição estadual, mas essa exigência foi derrotada em votação de segundo turno na Assembleia Legislativa em 1º de junho. A PEC 280 foi aprovada pelos deputados da base aliada do governador Eduardo Leite (PSDB), que já encaminhou projeto para autorizar a venda da Corsan e foi igualmente aprovado. Antes disso, o governo tucano já tinha acabado com o plebiscito para a venda da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás.

- O governo retirou o direito de nos manifestarmos. Um direito que havia sido conquistado e existia desde 2002. Nós não temos medo de escutar a população, ao contrário do governador. O plebiscito não tem valor legal, mas tem valor moral - afirma o diretor regional Centro-Oeste do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua/RS), Sérgio Ricardo Krug. 

Durante o fim de semana, haverão urnas disponíveis na Feira da Economia Solidária, na Rua Heitor Campos, e no Calçadão de Santa Maria, para votação presencial. Além disso, o voto pode ser feito pela internet.

COMO VOTAR?
Acesse a plataforma pelo computador e celular e siga o passo a passo:

  • Acesse o link
  • Preencha o questionário do plebiscito


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190