163 anos

Personalidades da cultura Hip Hop homenageiam Santa Maria em videoclipe

O clipe Coração do Rio Grande, produzido pela Secretária Municipal de Cultura em parceira com o CORAP, já está disponível na página da Prefeitura de Santa Maria

Arianne Lima


Foto: Reprodução/Divulgação

Para celebrar os 163 anos do município, a Secretaria da Cultura, em parceria com Coletivo de Resistência Artística Periférica (Co-Rap), lança, hoje, o videoclipe de Coração do Rio Grande. As gravações do vídeo, que contaram com cenas de grafitagem, break dance, rimas e DJ, ocorreram na última quarta-feira no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) na Nova Santa Marta, região oeste da cidade.


De acordo com a produtora cultural Leticia Prates, 25 anos, o convite para a produção, que envolveu cerca de 20 pessoas, entre integrantes do Co-Rap e membros da Secretaria de Cultura, captação de imagens, edição e finalização, reflete a valorização desse movimento unificado que cresce desde os anos 90:
-Para os 163 anos da cidade, a gente vem mostrar essa outra visão da cultura para além da marginalização, na qual é possível enxergar a potência desses artistas, dessa periferia e principalmente, de quem faz parte desse território, produzindo suas músicas, rimas, grafite e danças. Esse convite é importante, porque dá visibilidade a essa cultura.
O clipe, que traz os quatro elementos de hip hop para as telas, foi pensado especialmente para o aniversário de Santa Maria. A secretária de Cultura, Rose Carneiro, enfatiza a importância do registro no planejamento:
-Buscamos uma programação diversa para o aniversário da cidade, com diferentes ações culturais. E o clipe faz parte do mapa cultural da cidade - afirma.
Com imagens de Fabiano Foggiatto, edição de Rafael Guerra, finalização de Guilherme Brum e produção de Liciane Brun, Coração do Rio Grande pode ser assistido no link abaixo.


HOMENAGEM

Com o auxílio da Secretaria de Cultura, os músicos Antônio Soares, 39 anos - o Mc GD -, e Ares Scursel Silva, 21, que assina como GTB, gravaram a música no Centro de Atividade Múltiplas no dia 8. Com versos que valorizam a história e os pontos turísticos da cidade, os artistas trazem sua visão de orgulho da cidade.
-Foi uma honra trazer a representatividade hip hop e homenagear a nossa cidade - comenta GTB, que participa desde os 14 anos das atividade do Co-Rap e atualmente, faz parte do Selo SRClã, ao lado de outros artistas independentes da cena.
MC GD, que trabalha com música há mais de 20 anos, buscou selecionar locais históricos de cada região da cidade para citar durante sua participação. Para ele, foi importante compor sobre os espaços de luta, inclusão, resistência e crenças que surgiram na cidade durante seus 163 anos de existência. Além da participação dos MCs, o refrão conta com os vocais da estudante Vitória Gabrielli, 19 anos, filha de GD. A parceria foi motivo de orgulho.
-Fiquei muito feliz em tê-la nesse projeto. Ela cantou o refrão, que era da antiga música composta por Beto Pires. A participação dela representa as mulheres nessa cultura- argumenta GD.


GRAFITAGEM
Durante dois dias, as paredes do Centro de Artes e Esportes Unificados foram a tela dos artistas Cauê Toledo, Charles Matheus e John Maykon. Em cenas do videoclipe, é possível enxergar ícones como a locomotiva, planetário e outros elementos. Toledo explica a ideia inicial:
-Escolhemos elementos que colocassem ênfase no verde da nossa região e, ao mesmo tempo, no cinza da cidade grande.
O pôr do sol visto da periferia e a imagem em memória de um grande nome do hip hop, MC Magrão, pode ser visto por quem passar pelo Centro na Nova Santa Marta ou também por quem prestigiar o videoclipe, que conta com a presença dos dançarinos Vinicius Rodrigues Coelho e Máilon Rodrigues Marques.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190