santa maria

Obra deve resolver demanda antiga de esgoto no Bairro Dores

Ordem de serviço para construção de estação elevatória foi assinada nesta sexta-feira

18.357
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)


Foto: Renan Mattos (Diário)

A construção de uma estação elevatória de esgoto promete resolver demanda antiga de moradores do Bairro Nossa Senhora das Dores. Nesta sexta-feira foi assinada a ordem de serviço para o início da obra. A solenidade ocorreu na sede da Associação de Professores Universitários de Santa Maria  (Apusm).


A Estação Elevatória de Esgoto Agostinho Sangoi vai ficar localizada em dois pontos onde já se têm redes implantadas, entre as ruas Agostinho Sangoi e na Guilherme João Fabrin.

- Trata-se de uma estrutura elevatória de bombeamento de esgoto. É uma estrutura elevatória porque temos um curso d'água na área. A estação será usada para levar o esgoto de um ponto para outro, para que, por fim, ele chegue na estação de tratamento do Bairro Lorenzi - explica a gestora da unidade da Corsan de Santa Maria, Andreia Moraes Zanini. 

Municípios da Comarca de Santa Maria se adequam à Lei Anticorrupção

Historicamente, essa região da cidade sofre com o esgoto. Todos os resíduos das proximidades vão para uma fossa dentro da área da Apusm. Porém, com o tempo e a sobrecarga, essa fossa acabou se rompendo.

- A importância dessa obra é que a essa região não tem esgoto tratado. Para resolver o problema da associação e de poucas casas que eram nossas vizinhas, construímos, no passado, essa fossa. Mas, com o passar tempo, a fossa perdeu a sua finalidade, ficou sobrecarregada, porque o objetivo não era atender uma demanda grande, já que tivemos um aumento considerável de população nesta região - afirma o presidente da Apusm, Luiz Fernando Sangoi,.

Há mais de 4 anos, a Apusm tem um projeto de revitalização de uma de suas áreas verdes na sede no Bairro Dores. A ideia é que exista uma pista de caminhada, com áreas de convivência. Mas, para isso, com a fossa de esgoto não tratada, isso não era possível. Agora, com essa obra, o projeto de construção dessa área também vai poder sair do papel.

SOLENIDADE
Além de autoridades municipais, entre elas o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), representantes da Corsan e da Apusm, o secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, também esteve presente na solenidade. 

A obra iria iniciar já nesta sexta, após a assinatura do documento, mas, devido à chuva, o começo foi adiado para segunda-feira. O investimento da Corsan é de R$ 410 mil. A previsão de conclusão é de 120 dias. A obra deve gerar escavação e um impacto no trânsito para a população que vive no bairro durante os trabalhos. Interrupções no trecho serão comunicadas com antecedência. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190