amigo secreto do diário

Neste Natal, professora pede aparelho que ajuda a respirar melhor

Com mais de 40 anos dedicados à educação, Francisca depende de um aparelho respiratório para conseguir dormir e, assim, cuidar do marido

18.302


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O pedido é para ela, mas é, sobretudo, pensando nele, no esposo, Luiz Carolos Madeira, 74 anos. Francisca Leguiça Madeira, também com 74 anos, foi diagnosticada com apneia do sono há 10 anos, e precisa de um EPAP - um aparelho respiratório para dormir. Conforme indicação médica, o dispositivo irá amenizar as dores no corpo que ela sente e o cansaço durante o dia. Isso porque Francisca toma conta das tarefas domésticas e do marido, que sofreu um AVC há 14 anos, o que o deixou com a locomoção prejudicada. Apesar dos medicamentos, ele sofre convulsões com frequência e não pode ficar sozinho. A idosa, uma entusiasta da educação, hoje é refém da saúde pública:

- Alguns dos remédios nós retiramos da farmácia popular, mas os mais caros, não conseguimos.

VÍDEO: alunos da Escola Ida Fiori Druck sonham com trenzinhos de brinquedo

A valorização de 40 anos dedicados às salas de aula (na rede municipal, estadual e privada) também não chegou à aposentadoria. Ainda assim, a professora coleciona histórias repletas de orgulho dos alunos que teve, como aqueles que recuperou do tráfico ou dos que a faziam sair pela rua e levar pela mão, de volta à escola.

E quando Francisca fala da própria vida, o relato é carregado de memórias dos filhos e do marido, cujo o amor permanece em meio à enfermidade e longe da bonança financeira.

- Ele adora ler para mim e, assim, a gente se cuida- diz a aposentada.

 A reciprocidade é percebida até pelo olhar que Luiz Carlos dirige à ela. À espera de mais um 25 de dezembro juntos, ele acredita que Natal é renovação. Ela diz que é esperança, inclusive, de ter seu pedido atendido na cartinha enviada ao Amigo Secreto do Diário.

A CARTA
"Sou Francisca Leguiça Madeira. Tenho 74 anos. Sim, 74 anos. Sou professora aposentada e dediquei 44 anos à promoção de crianças, adolescentes e adultos. Meu marido, há 14 anos, teve AVC hemorrágico, que o impossibilitou para o trabalho (...) Ele ficou com várias sequelas e passa a maior parte do tempo sentado, facilmente perde o equilíbrio e, apesar dos remédios, tem convulsões. Há 10 anos, tenho indicação de CPAP (aparelho para respirar), pois tenho apneia do sono. Sempre trabalhei três turnos, pois creio que é o trabalho que dá à pessoa a dignidade de gerir sua vida (...) Como não durmo direito, tenho cansaço e dores no corpo, mas tenho que fazer a lida, pois dificuldades financeiras não permitem ter faxineira. Sei que meu pedido não é fácil, mas não posso perder a esperança. Obrigada e Feliz Natal"

OUTRAS CARTINHAS

"Gostaria de ganhar uma rede para descansar e um apito"
Artur Dutra, aluno da Escola Municipal João da Maia Braga 

"Eu quero pedir para os guris do meu bairro uma bola para jogarmos no campo. OBS.: gosto muito de chocolate e peço uma caixa de bombom e um Bis" 
Paulo Paim, aluno do pão dos Pobres Santo Antônio 

"Moro no KM 2, Bairro Divina Providência. Eu queria pedir uma reforma na minha casa, pois ela está com goteiras e o piso quebrado. Quando chove, entra água no banheiro" 
Emanuel da Silva Nunes, 10 anos, aluno da Escola Municipal Pão dos Pobres Santo Antônio 

"Moro na Casa de Passagem por não ter onde morar. Tenho três filhos e meu sonho é realizar o sonho deles, que é dar a eles um presente de Natal. Tenho duas meninas, de 4 e 12 anos, e um menino de 2 anos. Queria poder dar roupas ou material escolar" 
Édson, da Casa de Passagem de Santa Maria 

"Eu queria ganhar 10 potes de Nuttela, bem grande, se for possível. Muito obrigada!" 
Evellyn, 4º ano azul da Escola Caic Luizinho de Grandi 

"Eu quero um relógio simples para ver as horas. Feliz Natal para as pessoas boas que estudam. Muito obrigado" 
Riquelme, da Escola Municipal Renato Zimmermann 

A CAMPANHA

O Amigo Secreto do Diário consiste no depósito de cartinhas com pedido de Natal. A carta será adotada por outra pessoa, que também escreverá uma mensagem ao amigo que adotou.

O prazo para escrever as cartinhas já encerrou, mas está até o dia 5 de dezembro você pode adotar um desses pedidos. Além de entregar o presente, o adotante também deverá escrever uma carta para iluminar ainda mais o Natal do adotado.     

O projeto Amigo Secreto de Natal conta com uma rede de solidariedade. A iniciativa está se tornando realidade com a ajuda da prefeitura de Santa Maria, Eny Calçados, Livraria da Mente, Rede Vivo, Santa Maria Shopping e Unimed. Além disso, tem o apoio das seguintes instituições: Lions Clube Santa Maria Dores, Rotary Club Vento Norte e Casa Solidária.  

OS PONTOS DE COLETA  

  • Diário e Santa Maria Shopping     
  • Loja no Diário, no Santa Maria Shopping - Térreo - Rua Alberto Pasqualini
  • Casa do Papai Noel, no Santa Maria Shopping - 2º andar
  • Rede Vivo
  • ERS 509, 6.800 - Camobi
  • Av. Borges de Medeiros, 1151 - N. Sra. do Rosário
  • Rua 7 de Setembro, 956 - Centro
  • Av. Hélvio Basso, 2.200 - Urlândia
  • BR-287, 65 - Bairro Pinheiro Machado
  • Av. Nossa Senhora das Dores, 2.327 - Dores
  • Eny Calçados
  • Eny Infanto - Rua Dr. Bozano, 1.129
  • Eny Praça Nova - BR-287, 2.885, sala 1042/43
  • Eny Stadium - Av. N.Sra. das Dores, 305 no Royal Plaza Shopping
  • Livraria da Mente
  • Rua Dr. Bozano, 1281
  • Prefeitura de Santa Maria
  • Centro Administrativo Municipal - Acesso pela Rua Venâncio Aires, 2.277


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190