estiagem

Nível de rios que abastecem Rosário do Sul já é considerado crítico

Prefeitura pede que moradores restrijam a irrigação das lavouras com água dos rios Santa Maria e Ibicuí da Armada

18.357
Foto: Foto: Renato Moraes (Gazeta de Rosário)
Rio Santa Maria, em Rosário do Sul, sofre com a estiagem


Foto: Renato Moraes (Gazeta de Rosário)
Rio Santa Maria, em Rosário do Sul, sofre com a estiagem

A prefeitura de Rosário do Sul emitiu um comunicado em que alerta para o nível crítico dos rios Santa Maria e Ibicuí da Armada, que abastecem a cidade. O pedido é para que os moradores desliguem as bombas de captação de água para irrigação, pelo menos, durante o período do final da tarde e início da noite.

Conforme o comunicado, a ação deve permitir que o nível dos rios aumente, de forma a melhorar a captação da bomba de abastecimento e, consequentemente, aumentar a vazão para os reservatórios da cidade. O período de desligamento das bombas para irrigação de lavouras é entre 17h e 21h. Se a situação não normalizar, pode ser estendido o período de restrição. 

- Pedimos esse racionamento nas lavouras para que não seja necessário fazer racionamento de água potável na cidade. Caso não seja respeitado, a situação deve piorar. Temos esperança que essa chuva prevista para semana que vem, apesar de pouca, ajude a melhorar a situação - afirma o coordenador da Defesa Civil, Leandro dos Santos e Silva. 

Com 25 cidades em emergência, prejuízo no campo chega a R$ 1,5 bilhão na Região Central

Nesta sexta-feira, o Rio Santa Maria está com 77 centímetros abaixo do normal, que é de 1,6 metro. Grandes bancos de areia já se formam no leito do rio, que banha a Praia das Areais Brancas, ponto turístico de Rosário do Sul, especialmente no verão. Na semana passada, os guarda-vidas da Operação Verão que ficavam lá foram remanejados, uma vez que não era necessária a presença deles.

- Tem gente que ainda procura a praia para se banhar, mas a água vai só até a canela - revela o coordenador da Defesa Civil

A prefeitura tem feito a entrega de água potável em localidades da zona rural como Rincão dos Fontouras e Sanga Seca. A distribuição em caminhão-pipa para 22 famílias é feita em parceria com o Exército.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190