restauração

Mural de artista uruguaio é reinaugurado na Antiga Reitoria da UFSM

Obra de Silvestre Peciar foi inaugurada em 1983 e revitalizada pelo artista Juan Amoretti

Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foi reinaugurado, nesta quinta-feira, o Mural Auwe, pintado em 1983 pelo artista uruguaio Silvestre Peciar e restaurado pelo artista Juan Amoretti. A obra, localizada no espaço de Ações Comunitárias e Empreendedoras (Antiga Reitoria), no Centro de Santa Maria, faz parte do Acervo Artístico da instituição que está passando pelo processo de resgate e de disponibilização à sociedade. Devido às restrições sanitárias, a cerimônia foi restrita e transmitida pelo Facebook da Pró-Reitoria de Extensão (PRE).

Orquestra Sinfônica de Santa Maria vai tocar das janelas do Theatro

Para a coordenadora de Cultura e Arte da PRE, Vera Lucia Portinho Vianna, a preservação das obras de arte da instituição é uma forma de resgatar e de valorizar a história da UFSM e da cidade de Santa Maria.

- Nossa história é única e insubstituível, não podemos permitir que ela seja apagada e nem podemos esquecer quem somos. É nesse sentido os nossos esforços para a preservação do Acervo Artístico da UFSM, pois temos um compromisso com esse patrimônio - ressalta Vianna.

VÍDEO: Ilógica Cia. disponibiliza espetáculos de palhaçaria e documentário na internet

O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, destacou a sensibilidade do artista Juan Amoretti na condução dos trabalhos de restauração da obra de Silvestre Peciar:

- Essa obra representa um período de retorno do movimento democrático e estudantil pelo Brasil e pela UFSM. Tem um significado muito especial, pois é a vida e a natureza que estão presentes. É a luta e o espírito de energia que esta obra nos transmite.

O reitor também ressaltou o compromisso assumido pela universidade em recuperar o seu patrimônio artístico, ampliando as possibilidades de acesso à cultura e à arte por parte da sociedade.

PAINEL FOI INAUGURADO EM 1983
De acordo com Juan Amoretti, artista responsável pela restauração do Mural Auwe, a reinauguração da obra é um motivo de muito orgulho. O artista ressalta que Peciar, ao saber que teria sua obra restaurada, enviou várias fotografias de quando o painel foi inaugurado, na década de 1980, o que permitiu a condução das atividades.

- Esse trabalho colocou à prova toda minha experiência como profissional e como professor da UFSM. Tenho muito orgulho de passar parte da minha vida aqui na instituição e de desenvolver este trabalho de restauração de um patrimônio que guarda muitos momentos da vida de Peciar - finaliza Amoretti.

Além da restauração do Mural Auwe, outras obras de valorização do patrimônio cultural da UFSM estão sendo desenvolvidas. Em 2019 foi entregue a obra de restauração do Mural Imembuí, localizado no Prédio da Reitoria. No último ano, teve início a restauração da escultura de São Miguel, atualmente localizada na entrada do Centro de Convenções, e os trabalhos para a organização do Acervo Artístico da instituição. A UFSM também conta, desde fevereiro deste ano, com uma Política Institucional de Cultura, um importante instrumento de reconhecimento por parte da Universidade da Cultura como essencial, definindo estratégias de promoção, resgate e fomento à arte.

*Com informações da assessoria de imprensa da UFSM


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190