cronograma

Limpeza nos reservatórios deixa bairros sem água, confira a agenda

Higienização faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano

18.398

Foto: Renan Mattos (Diário)

A Corsan está fazendo a limpeza nos diversos reservatórios de água de Santa Maria desde a semana passada. A companhia responsável pelo abastecimento hídrico do município atende a uma determinação do Ministério da Saúde e do Vigiágua - Programa Nacional de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano - que é um conjunto de ações adotadas pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade e qualidade de potabilidade. Na cidade, o serviço termina nesta quarta-feira, mas na região prossegue.

Mais de 130 vagas de emprego e estágio para esta quarta-feira

O procedimento operacional padrão, como é chamado pela Corsan, é realizado uma vez por ano e não tem uma relação direta com o surto de toxoplasmose de 2018, nem com a pandemia, segundo a gestora da unidade de Saneamento Especial de Santa Maria, Andréia de Moraes Zanini. Conforme a Companhia, o serviço de manutenção dos receptáculos não irá causar falta de água na cidade porque os mesmos estão sendo isolados da rede, apenas oscilação. Veja no quadro abaixo os locais onde o abastecimento foi ou poderá ser afetado, conforme a companhia.

Movimento intenso nas ruas do centro Santa Maria marca começo de semana

- Esse procedimento acontecia antes da toxoplasmose, estamos fazendo agora, e continuará sendo feito - esclarece Andréia.

O serviço é realizado por uma equipe de vigilância e fiscalização permanente do município e do Estado em todas as cidades atendidas por empresas de saneamento. Por isso, obedece ao decreto estadual 23.430/197, que trata da promoção, proteção e recuperação da Saúde Pública.

Transporte público intermunicipal de Dilermando de Aguiar é retomado nesta quarta-feira

Na segunda-feira, a manutenção foi feita nos dois reservatórios do Corintians Atlético Clube, no centro da cidade. Cada um deles tem capacidade para armazenar 500 metros cúbicos de água. Para realizar a operação, são necessários aproximadamente 15 pessoas que são o engenheiro, o químico responsável pela Corsan em Santa Maria, técnicos que entram no reservatório, agentes de tratamento e técnicos de segurança. O número de pessoas envolvidas varia de acordo com o tamanho do receptáculo e complexidade da operação. Os reservatórios podem ser: apoiados, semi-enterrados e elevados. Em algumas situações, pode ser menor e apoiado, em outros, elevado e menor, descreve a gestora.

SERVIÇO FEITO A MÃO
Apesar da aparente complexidade da operação, para se chegar ao resultado esperado de higienização não são utilizados produtos químicos. A manutenção é feita com água e escovação a mão pelo funcionário. É realizado um jateamento das paredes com escovas grandes e específicas para a higienização. Os hidrojatos são feitos por meio de caminhões que estacionam ao lado do reservatório, com o fluxo de água constante. O serviço é concluído com a água coletada para análise. Posteriormente é emitido um relatório e encaminhado para a Secretária de Saúde do Município, Vigiágua e Ministério da Saúde.

CALENDÁRIO DA LIMPEZA

DiaReservatórioOnde pode faltar águaPrevisão de retorno
Terça-feira, 13hCohab Fernando FerrariCohab Fernando Ferrari e Monte BelloInício da noite
Quarta-feira, 8hSanta FloraDistrito de Santa FloraInício da tarde
Quarta-feira, 12hBilibioVila BilibioInício da noite
Quinta-feira, 6hArroio do Só 1 e 2Arroio do Só, Rincão Nossa Senhora AparecidaFim da tarde


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190