covid-19

Liberação de formaturas presencias movimenta estudantes e anima empresas

Protocolo regional passa a valer nesta terça-feira com possibilidade de cerimônias de colação de grau

18.355

A partir desta terça-feira, entram em vigor as atualizações do protocolo regional de combate à Covid-19 que permitem a realização de cerimônias de colação de grau presencialmente. A medida anima empresas de formatura e já movimenta estudantes, mas instituições como UFSM e UFN ainda adotam cautela. O plano regional da Associação dos Municípios da Região Central do Estado (AM Centro) permite a solenidade, desde que um plano seja apresentado com antecedência e que apenas 40% do espaço seja ocupado.

Para a proprietária da Grau Formaturas, Cristine Munari, a liberação veio tarde. Segundo Cristine, as empresas de formatura têm totais condições de cumprir os protocolos estabelecidos.

- São eventos com um público mais passivo. Todos ficam de sentados e mantém o uso da máscara. São eventos de curta duração, de no máximo 2 horas - argumenta.

Região tem possibilidade de neve nesta quarta-feira

Marcos Cichelero, proprietário da F12 Produtora, compartilha da opinião. No período da pandemia, empresas do ramo foram impactadas economicamente, mas algumas turmas mantiveram os contratos firmados e decidiram por aguardar a liberação.

- Já se vinha conversando com várias turmas. Essa é uma decisão que se toma em conjunto da empresa com os formandos, respeitando os protocolos. A questão da saúde é importante - explica Cichelero.

EXPECTATIVA PELA COLAÇÃO

A notícia da liberação de eventos de colação de grau movimentou estudantes que ainda aguardam pela formatura solene. Ainda pela manhã, a empresa contratada pela comissão de formatura de uma turma de Medicina Veterinária da UFSM entrou em contato para avisar da possibilidade. A turma teve formatura online em setembro do ano passado, mas ainda aguardava pelo evento solene.

- Colamos grau e cada um foi para seu canto, para trabalhar, residência, para mestrado. Mantemos contato com a empresa via WhatsApp e e-mail - explica Sabrini Schefer, 26 anos presidente da comissão de formatura.

Com mercado em alta, empresa de Santa maria projeta crescimento de 50% na fabricação de máquinas

A decisão da turma deve ser tomada na próxima semana, mas a tendência é pelo cancelamento. Já faz quase um ano da conclusão do curso e a limitação de convidados desanima os veterinários.

- A gente esperava um momento marcante para todos. Mas agora já se está mais desanimado, faz quase um ano de formado - explica Sabrini.

CAUTELA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Contatada pela reportagem, a Universidade Federal de Santa Maria, por meio da assessoria, informou que uma eventual liberação do Centro de Convenções para eventos do tipo depende de um posicionamento do Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação (COE) da UFSM, após avaliação que será feita em conjunto com a pró-reitoria de Graduação.

A Universidade Franciscana (UFN) informou que ainda verifica como procederá diante da decisão da AM Centro.

AS NOVAS REGRAS

  • Estão liberadas solenidades de colação de grau mediante autorização da prefeitura
  • Para conseguir autorização em Santa Maria, devem ser enviados para [email protected] as principais informações do evento
  • Conforme o protocolo da AMCentro, deve considerar-se teto de ocupação de 40% do número de assentos
  • Uma pessoa deverá ser apontada como responsável por questões relacionadas ao cumprimento dos protocolos sanitários
  • Deve ser mantida listagem nominal e contatos de todos os presentes na atividade
  • Esse protocolo diz respeito somente às cerimônias de colação e não às festas de formatura, que precisam seguir os protocolos de "eventos sociais" (com 70 pessoas, no máximo)


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190