solidariedade

Lar de Joaquina realiza tradicional Chá de Aniversário em formato drive-thru

Ação aconteceu no sábado, em frente à entidade, na Avenida Presidente Vargas e arrecadou mais de R$ 9 mil

18.303
Foto: Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus obrigou a Sociedade Espírita de Estudo e Caridade (SEEC) Lar de Joaquina a comemorar os 93 anos em um formato diferente. Como todos os aniversariantes do período de isolamento social, a instituição teve que se reinventar para festejar a data. O já tradicional Chá Beneficente de aniversário foi realizado com entrega dos doces e salgados em drive-thru, na tarde do último sábado. Ou seja, os participantes foram de carro até o portão da instituição, na Avenida Presidente Vargas, para retirar os quitutes.

E a participação foi ainda maior do que nas edições presenciais do evento. Antes, a participação da comunidade se restringia à capacidade de lotação do salão, que é de 230 pessoas. Com a retirada dos kits no portão, a instituição vendeu 270 ingressos.

- Se tivéssemos colocado 300 ingressos, teríamos vendido - contou a técnica de desenvolvimento infantil e secretária Fernanda Holkem da Silva.

Sobe para 42 o número de mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul

Cada kit continha 16 salgados, 8 doces, um pedaço de torta e uma garrafinha de 500 ml de chá. Ao longo de uma semana e meia, cerca de 20 funcionários e voluntários do lar se revezaram em turnos de quatro pessoas para trabalhar na cozinha. Ao todo, foram feitos cerca de 5 mil salgados e 4 mil doces.

-Temíamos que a retirada fosse gerar transtorno ou aglomerações, mas tudo fluiu muito bem - relatou a assistente social do Lar, Cristina Maria Savegnago.

A ação contou com a ajuda da Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria e apoio da Brigada Militar.

O Lar atende 150 crianças em situação de vulnerabilidade social, de bairros de todas as regiões de Santa Maria. Antes do isolamento social, os alunos eram atendidos das 8h às 16h e recebiam três refeições por dia. Em um dos turnos, as crianças estudavam na Escola de Ensino Fundamental Joaquina Carvalho, pertencente à Instituição. No contra turno, participavam de atividades como teatro, informática, atividades recreativas, reforço escolar, artes marciais, entre outras. Elas também contam com serviços de assistência social e psicopedagogia. As atividades foram iniciadas dia 19 de fevereiro, mas foram suspensas em 18 de março.

Os professores são cedidos pela rede municipal devido a um convênio com a prefeitura. Mas instituição continua tendo gastos com manutenção, como água e luz. Além disso, o Lar está fornecendo cestas básicas às famílias dos alunos.  

Governador irá anunciar a abertura de leitos do Regional nesta segunda em Santa Maria

De acordo com o presidente da instituição, Pedro Rubens da Silva Rodrigues, a entidade tem um custo mensal de R$ 30 mil somente com os funcionários. O pagamento dos colaboradores e as demais despesas dependem das doações, e já sofreram impacto negativa com a crise da pandemia. O presidente explica que a entidade tem como uma das fontes de receita o aluguel do prédio onde fica a Unopar, que também está com as atividades suspensas em função da Covid-19, por isso a preocupação com as contas.

- Presamos por manter o pagamento dos funcionários, por isso fizemos uma "ginástica financeira" mesmo com a queda na arrecadação. Também tivemos que adaptar outras promoções como a venda de livros, que estamos fazendo online. Vamos continuar pensando em alternativas para realização dos nossos eventos, como risotos e brechós, e contamos com a participação da comunidade para isso - pede o presidente.

Como Ajudar

  • Venda de livros na entidade ou pelo WhatsApp (55) 9145-4066
  • Brechó 
  • Endereço - Avenida Presidente Vargas, 1920
  • Mais informações - (55) 32213197


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190