expansão

Hospitais de Caçapava do Sul e Santiago ampliam capacidades para leitos clínicos

Caçapava dobrou seus leitos, enquanto Santiago - mesmo com a UTI lotada - conseguiu expandir para 40 leitos clínicos

Hospitais da Região Central seguem mobilizados para ampliar seus leitos clínicos frente ao aumento de internações por Covid-19. Nesta quinta-feira, o Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, de Caçapava do Sul, comunicou o aumento de 100% de novos leitos. Santiago, que já havia ampliado sua capacidade, vai aumentar novamente. Para garantir o atendimento aos pacientes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) acionou, na semana passada, o Plano de Contingência Hospitalar. Em Santa Maria, instituições de saúde também ampliarão suas vagas.

Tupanciretã terá lockdown pelo segundo final de semana seguido

Em Caçapava, o hospital fez um estudo técnico para a ampliação de leitos clínicos. Para garantir o aumento, foram feitas adequações internas para dobrar a capacidade. Dessa forma, o Hospital de Caridade Dr. Victor Lang passa de nove para 18 leitos clínicos - 10 já estão ocupados. De acordo com o secretário executivo do Conselho Administrativo do hospital, Antonio Borges, o aumento dos leitos se deu pelo agravamento da pandemia na cidade. Segundo ele, nos últimos 21 dias, o município passou de 77 casos ativos de coronavírus para 417. Os números, bem como as internações, ligaram o alerta do Conselho, fazendo com que a expansão fosse necessária:

_ Entendemos a necessidade de ampliar os leitos clínicos, já que os números saltaram em Caçapava do Sul. Os casos ativos são muitos, e, hoje, já se faz necessário a utilização dos novos leitos.

Mais 9.050 doses de Coronavac serão distribuídas para a Região Central

Nos últimos dias, o Hospital de Caridade de Santiago tem trabalhado para ampliar sua capacidade. O administrador da instituição, Ruderson Mesquita Sobreira, afirma que o número de leitos abertos chegou a 40. Os novos leitos serão incluídos no mapa de leitos do governo do Estado. Nesta quinta-feira, o hospital seguia com 100% de ocupação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Rio Grande do Sul deve permanecer em bandeira preta por mais uma semana

_ Na quarta, a situação estava bastante complicada, sendo necessário intubar pelo menos quatro pacientes. Nesta quinta, a situação já está mais tranquila. Mas, sempre se faz necessário termos estes leitos à disposição - explica o representante do hospital. 

SANTA MARIA

Na quarta-feira, foram anunciadas 25 novos leitos para Santa Maria: 15 para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e 10 para o Hospital Regional. Em tratativas junto ao governo do Estado, o prefeito Jorge Pozzobom lembrou da importância destes novos leitos, já que o Estado está chegando ao limite para a abertura de leitos UTI:

_ Não tem equipe para ampliar leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Por isso, a abertura destes 25 leitos clínicos vai nos ajudar muito.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190