autoescola

Horários para exames práticos de autoescolas serão ampliados em julho

Avaliação do Detran é feita mensalmente, diferente da análise do distanciamento controlado, que ocorre a cada semana

18.398
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

Os exames práticos de autoescola foram retomados no Rio Grande do Sul no começo de junho. A cada semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) e os Centros de Formação de Condutores (CFCs) fazem avaliações internas sobre o funcionamento das provas. A intenção é analisar  o comportamento dos candidatos sobre os protocolos e o tempo levado para a higienização dos carros. Isso permite que mais horários possam ser ofertados caso as medidas sejam bem executadas. A partir da próxima semana, já haverá uma ampliação de horários em Santa Maria. 

- Iniciamos operando na capacidade mínima para que, após realizadas as avaliações iniciais, pudéssemos ir aumentando o número de vagas com total segurança - explica, em nota, Gelson Benatti,  chefe da Divisão de Exames Teóricos e Práticos do Detran-RS.

Vacina contra a gripe volta a ser disponibilizada na rede privada em Santa Maria

Segundo o Detran-RS, atualmente são 96 vagas por semana disponíveis para os CFCs de Santa Maria. Esse número segue válido até 29 de junho. Não há estimativa definida para o próximo mês, conforme o Detran. Entretanto, o órgão espera manter todos os atendimentos, inclusive, com ampliação do número de vagas. Conforme o diretor geral do CFC Viacentro, Rodimar Dall Agnol, no mês de junho, as autoescolas puderam realizar um número aproximado de 20% das provas que eram feitas antes da pandemia. A partir da próxima semana, esse percentual passará a 75%.

- Vai ser um aumento importante, porque há muita fila de espera. Estamos com grande demanda, tem um público represado de cerca de dois meses. A gente espera que no próximo mês consiga dar uma boa oxigenada nesse público represado. Pedimos que as pessoas tenham calma neste momento, porque  - destaca Dall Agnol.

O aumento seria vetado apenas se fossem percebidas aglomerações ou dificuldades, como tumultos causados por pessoas que se recusam a usar máscara, exemplo mencionado pelo departamento. Os atendimentos podem, ainda, ser suspensos em regiões de bandeira vermelha conforme o sistema de distanciamento controlado.

Porém, o Detran ainda afirma que a disponibilização de vagas para provas depende mais da organização do CFC e seus candidatos, evitando aglomerações e adotando todos os protocolos de segurança, do que da cor das bandeiras.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190