pandemia

Higienização dos ônibus e das paradas é intensificada

Sistema Integrado Municipal contratou empresa para realizar serviço

18.404
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário) /

O Sistema Integrado Municipal (SIM) intensificou a higienização dos ônibus que realizam o transporte coletivo em Santa Maria. Uma empresa de sanitização foi contratada pelo consórcio e, desde sexta-feira, realiza a limpeza dos coletivos com um produto específico, que utiliza oxigênio ativado como princípio ativo da fórmula.  

Desde o início da pandemia do novo coronavírus na cidade, o movimento de usuários ativos diariamente caiu cerca de 80%. Atualmente, os ônibus circulam até as 21h30min com, no máximo, todos os passageiros sentados e 10 em pé.

Segundo Edmilson Gabardo, um dos diretores da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), a ação se soma aos cuidados que motoristas e cobradores já têm habitualmente dentro dos coletivos.

Santa Maria registra mais quatro mortes por coronavírus, e total chega a 14

- As empresas estão atuando com muita atenção, sempre disponibilizando álcool gel e a nossa equipe utilizando os equipamentos de proteção individual. Neste momento, queremos que o nosso usuário possa viajar com tranquilidade e segurança. Vamos intensificar esse serviço - afirma Gabardo.

O serviço de higienização nos ônibus dura de 10 a 15 minutos. No processo, dois trabalhadores da empresa contratada, usando roupas brancas e com equipamentos de proteção individual, espalham o produto em todas as superfícies, desde os pegadores de mão até os bancos.

O trabalho não é restrito aos ônibus. Os terminais também são limpos pelo mesmo produto. Durante a tarde da última sexta-feira, a parada localizada na esquina das ruas Caldas Júnior e Aristides Lobo, no Bairro Passo D'Areia, foi sanitizada. A ação vai será realizada em outros pontos da cidade.

- Diariamente, vamos ter uma viatura circulando e fazendo a limpeza completa para manter o ambiente absolutamente higienizado - frisa Gabardo.

O interesse público e os anseios da comunidade são a pauta do Diário há 18 anos

DIFICULDADES
Em meio à pandemia, assim como outros setores, as empresas de ônibus estão passando por dificuldades financeiras. Com o preço da passagem já defasado, segundo Gabardo, alia-se o fato da redução expressiva do número de passageiros. Contudo, apesar dos cortes salariais e de jornada de trabalho, as empresas trabalham para a manutenção dos empregos.

- A situação está horrível. O Brasil inteiro está passando por uma situação sem precedentes. Temos uma queda de 80% dos usuários. Não estamos comprando veículos nem peças e estamos operando com uma frota reduzidíssima. O cenário está difícil em todo o país, mas em Santa Maria ainda mais, porque estamos com toda a rede educacional parada, que é uma grande propulsora do deslocamento dentro da cidade - relata.

Atualmente, dos 214 veículos da frota do SIM, apenas 105 estão em operação devido à drástica diminuição de passageiros. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190