projeto chimaday

FOTOS+VÍDEO: famílias recebem doação de máscaras durante a pandemia em Santa Maria

Em parceria, projeto Chimaday e Central Única das Favelas (CUFA) vão distribuir 20 mil itens. Neste sábado a ação ocorreu em duas regiões da cidade

18.304
Foto: Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

Já não é novidade que a máscara se tornou um item indispensável no dia a dia de todos durante a pandemia. Pensando em ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social em Santa Maria, uma ação solidária foi realizada nas regiões Oeste e Norte neste sábado.

No começo da tarde, o grupo se reuniu na escola Augusto Rusch para organizar os kits e as doações de água e ração para serem entregues para a comunidade. A iniciativa começou em junho com os integrantes do projeto Chimaday, que desde 2017, promovem atividades ao ar livre na cidade e agora ganhou um novo parceiro: a Central Única das Favelas (CUFA).

Durante quatro horas, um caminhão de som anunciava a carreata enquanto os voluntários do projeto e das empresas parceiras distribuíam os produtos. Cada pessoa da família recebeu um kit com duas máscaras e um material com instruções para utilizar o acessório diariamente. Além disso, as família receberam água mineral e ração para os animais.

VEJA COMO FOI A AÇÃO NA TARDE DESTE SÁBADO:


Muitos moradores não sabiam da atividade e foram pegos de surpresa. É o caso do porteiro José Antônio dos Santos Quevedo, 59 anos. Ele estava em casa, de folga, ouviu o caminhão de som e foi até a calçada em frente da casa onde mora ver o que se tratava.

Na mesma rua, crianças brincavam ao ar livre e as famílias curtiam o sol que aquecia a tarde fria de inverno. Para a diarista Janaína Barbosa, 35 anos, a doação veio em boa hora.

_ Eu que estou tentando voltar ao trabalho fiquei feliz em receber. Não está fácil para ninguém, temos que nos cuidar, ter máscara e ainda condições de comprar os produtos para lavar bem e usar de novo. Eu tinha, mas uma a doação é sempre bem vinda, assim guardo o dinheiro para comprar outras coisas para dentro de casa _ disse Janaína.

Mesmo sem máscara, a dona de casa Fernanda Soares, 38 anos, recebeu o kit no portão de casa e já aproveitou para fazer uma doação de alimento.

_ Eu tinha comprado, mas ter mais em casa é melhor. Vou dar para o meu marido que trabalha fora. Já sabia da ação, então nada mais justo receber a máscara que vai me ajudar e doar um alimento para ajudar outra pessoa _ refletiu Fernanda.

Começa na segunda-feira entrega de matrícula de imóveis para moradores da Nova Santa Marta

A solidariedade se estendeu não somente pelas ruas do bairro Santa Marta, mas também pelo Bairro Alto da Boa Vista. Ainda pequeno e sem entender direito o que o coronavírus pode causar, o pequeno Luiz André de Souza Toneto, 8 anos, reservou um quilo de feijão e um quilo de massa para doar. Ele esperou na frente de casa o caminhão passar e o voluntário recolher a sacola para ajudar outras pessoas. Ele disse que não tinha máscara e em seguida recebeu um kit para dividir o acessório entre os moradores da casa.

Essa ação solidária começou no dia 2 de junho e deve entregar cerca de 20 mil máscaras para as famílias carentes de Santa Maria. 

Desde o início, a ação solidária já entregou máscaras na APAE, no Centro Social Urbano, Lar das Vovozinhas e Appecan. O grupo recebeu cerca de 20 mil itens para distribuição para a comunidade carente somente neste sábado 13 mil unidades iriam ser entregues.


Imagens


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190