contatos Assine
arroio grande

FOTOS+VÍDEO: crianças encaram o frio para ir à escola no interior de Santa Maria

04 Julho 2019 13:52:00

Estudantes que moram no distrito de Arroio Grande esperam a van escolar na frente de casa antes mesmo do sol nascer

Thays Ceretta

Fotos: Renan Mattos (Diário)
Nicolas abre a porteira de casa para a van fazer o retorno e seguir o percurso

Já virou rotina de inverno: dormir cedo, acordar antes do sol nascer, colocar bastante roupa e esperar a van escolar. Essa é a realidade da maioria das crianças que mora no interior de Santa Maria e precisa encarar o frio para ir para a escola. Enquanto os termômetros marcavam 0,6 ºC na cidade, a sensação térmica no interior era menor, o que fez com os pequenos colocassem duas calças, duas meias, blusão, touca, luva e manta.  


Para poder aprender, cerca de 75 crianças dependem da van escolar para chegar até a Escola Estadual de Arroio Grande. Os motoristas já estão acostumados com o itinerário. A estrada de chão com pedras soltas e buracos faz com que a viagem demore um pouco, mas a boa conversa entre o motorista e as crianças ameniza o sono e o frio.

- Todos os dias eu acordo às 5h para sair da garagem da empresa às 6h e da Igreja de São Marcos às 6h30min. Passo por 4 localidades. O trajeto de cerca de 18 quilômetros dura em média 55 minutos. Para quem acorda cedo, essa semana está sendo bem complicada - comenta o motorista Rafael Diniz.

Ainda estava escuro quando a van chegou na frente da casa do Vinícius Wagner Feltrin, 12 anos. Ele é um dos primeiros a acordar na casa onde mora com a mãe, padrasto, o irmão de 8 anos e a irmã mais nova de 15 dias. Além das roupas quentes e do material escolar e dos colegas de aula, o bom humor acompanhava o Vinícius na van.

- Hoje meu padrasto me ajudou a acordar às 5h45min. Até que não foi muito difícil levantar, estou acostumado já, sempre vou dormir pelas 21h. Vale a pena o esforço porque é bom estudar - disse Vinícius, estudante do 6º ano.

FOTOS: quinta-feira começa gelada, com geada, e temperatura negativa na região

A última atividade do Nicolas de Lima, 14 anos, antes de sair de casa é tomar café. Depois disso, ele fica no gramado na frente de casa esperando os colegas na localidade de Arroio Lobato. Assim que avistou a luz da van, o menino saiu correndo para cumprir com o combinado que fez com o motorista, abrir a porteira da casa para fazer o retorno e continuar com o trajeto. O frio e o sono faziam companhia para o Nicolas na manhã mais gelada do ano.

Depois de quase uma hora de percurso buscando as crianças, o motorista chega na escola minutos antes da aula,que começa às 7h30min. Para espantar o frio, a recepção é calorosa: sorrisos e abraços apertados.

- Assim como as crianças, nós, da direção, também acordamos cedo. A maioria dos funcionários não mora aqui no distrito e enfrenta as temperaturas baixas. Por isso, compartilhamos afeto e carinho. Temos o cuidado de ter esse olhar diferenciado e individual com cada aluno - completa a vice-diretora Adriana Carbunch Godoi.

Imagens


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190