comunidade mobilizada

FOTOS: em menos de três dias, banner em branco é preenchido com mensagens a vítimas da Kiss

Banner está exposto na tenda da AVTSM, na Praça Saldanha Marinho, ponto central de Santa Maria

18.355


Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Janaína trabalhou no reconhecimento dos corpos no dia da tragédia

Em menos de três dias, a solidariedade da comunidade santa-mariense praticamente lotou de mensagens o banner em branco instalado na tenda da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), na Praça Saldanha Marinho. Já são cerca de 150 recados manuscritos à caneta, com palavras de apoio, de manifestação de saudades por pessoas perdidas na tragédia e, principalmente, por justiça.

VÍDEO: tenda da Kiss ganha banner em branco para receber mensagens da comunidade

O novo banner substitui o antigo, com fotos de vítimas, que foi levado a Porto Alegre para o júri. Instalado na manhã da última terça-feira, o material fica abrigado do sol e da chuva pela tenda, ao lado de onde está hoje o telão que transmite o júri em praça pública. Canetas especiais são disponibilizadas para qualquer pessoa que quiser deixar uma mensagem.

AS MENSAGENS

"Saudades Lucas. Primo, eu amo você". Ao lado, um desenho de uma pessoa com cabeça em formato de coração. O boneco também tem asas de anjo e uma auréola. Um pouco ao lado, um coração desenhado com traços infantis. Dentro, a palavra amor. Ao lado, o nome Maria, escrito em letra palito, com grafia típica de uma criança recém alfabetizada.

Há também mensagens mais elaboradas. Uma delas, escrita pelo voluntário Mateus Lazzaretti, de 23 anos, que questiona: "E se um dos 242 fosse eu?". Mateus é estudante de História na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Durante as duas últimas manhãs, ele esteve no local para prestar apoio a quem fosse necessário.

AO VIVO: júri da Kiss é retomado no segundo dia

- É um perfil muito variado de pessoas que chegam para escrever, e isso atende à ideia do próprio banner, que é que a população tome parte disso. São vítimas, familiares, gente que perdeu filho, sobrinho, mas também pessoas que têm ligação com a história por outros motivos. Tem pessoas indignadas por ainda não ter acontecido justiça, até pela não responsabilização de outras pessoas - relata.

Algumas mensagens não têm um destinatário específico: "Vocês jamais serão esquecidos!". Outras, de familiares, apontam nomes de pessoas perdidas na tragédia: "Amigo Danrlei, por onde estiver, seja sempre essa luz que você era aqui conosco".

Pessoas de cidades distantes, com pouca ou nenhuma relação com a tragédia, também se manifestaram: "Manaus-AM junto com as famílias de Santa Maria".

MOVIMENTAÇÃO SEGUE

É constante o fluxo de pessoas na tenda. Durante a manhã, muitos transeuntes paravam no local para acompanhar a transmissão do júri. Em pouco menos de 15 minutos, quatro pessoas deixaram alguma manifestação no banner. O estudante de Direito Túlio Lisboa, de 23, foi um deles. Sem ligação direta com a tragédia, ele buscou demonstrar a indignação com a forma que o processo é conduzido.

1º dia de júri da Kiss teve sorteio de jurados e depoimento de sobreviventes

- O poder, tanto de influência, quanto monetário dos envolvidos, tem sido um fator crucial para que as coisas tenham se desenrolado da maneira menos confortável possível às famílias das vítimas e às vítimas. Quando mais tem esse desenrolar de lucro acima da vida, mais se tem o afastamento da justiça - disse após escrever, em preto e vermelho, "nenhuma vida abaixo do lucro! Justiça, já!".

A fisioterapeuta Janaína Peixoto da Rosa, de 35 anos, fez o mesmo. Grávida de sete meses, ela foi até o banner para registrar, em caneta, que a tragédia jamais será esquecida. No dia 27 de janeiro de 2013, ela atuou no reconhecimento dos corpos no Centro Desportivo Municipal (CDM).

De agitados a reservados: veja a postura dos quatro réus no 1° dia de júri

- Isso não muda o desfecho, o que foi, foi. Infelizmente, a impunidade existe. Mas a gente partilhou disso, sentiu, estivemos com cada familiar. É uma dor de todo mundo. Minha solidariedade em escrever não é só para demonstrar minha indignação frente a muitas coisas que a gente viu. Eu frequentava boates, e a gente sabia que muitas boates funcionavam em situação piores. E agora, ver que tantas famílias, vítimas, sobreviventes, vão viver com sequelas disso, parece que nada mudou, que é tudo a mesma coisa - desabafa.

O banner, instalado pela empresa SM Outdoor, deve ficar completo em breve. Ainda existem alguns espaços nas laterais e cantos. Há a possibilidade de instalação de outro, para substituir o antigo e possibilitar a continuidade do registro de mensagens da população.

Imagens


fale conosco

redação
leito[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190