boina preta

Exército Brasileiro e Paraguaio realizam intercâmbio de conhecimento

Confira este e outros destaques no Espaço Boina Preta

Foto: Comunicação Social / 6ª Inf Bld
A 6ª Brigada de Infantaria Blindada foi um dos lugares visitados pelos militares do curso de Blindados do Regimento de Cavalaria Nr 04/Escola de Cavalaria do Exército do Paraguai

Nesta semana, os militares da Escola de Blindados do Exército do Paraguai estiveram em Santa Maria, a fim de conhecerem as peculiaridades das unidades blindadas e os núcleos de instrução e adestramento dessas tropas. Outro importante objetivo dessa visita institucional é estreitar os laços profissionais entre os militares do Exército Brasileiro e os militares da Nação Amiga.

A visitação começou no dia 19, no quartel -general da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), onde foi ministrada uma palestra aos militares paraguaios tratando sobre a área de atuação e o ambiente operacional em que está inserida a 3ª DE. Os militares também visitaram durante a parte da manhã o comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Inf Bld) e o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC). Na mesma tarde, a visita contemplou o 3º Grupo de Artilharia Autopropulsado (3º GAC AP), tradicional Organização Militar do Exército Brasileiro e detentora das Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+BR, sistema de armas mais moderno da Artilharia de Campanha da Força Terrestre.

No dia 20, os visitantes conheceram as rotinas operacionais do 4º Batalhão Logístico (4º B Log), do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (6º Esqd C Mec) e da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAé AP), esta última que dispões das viaturas blindadas de combate antiaéreas Gepard 1 A2.

Três meses depois do começo das multas, maioria dos motoristas defende controladores

A comitiva finalizou o intercâmbio no dia 21, após conhecer o Centro de Instrução de Blindados, estabelecimento de ensino vocacionado para a especialização e extensão de militares brasileiro e de nações amigas, ocupantes de cargos e funções em organizações militares blindadas e mecanizadas.

Qualificação militar

O curso de Blindados do Exército Paraguaio tem por objetivo qualificar oficiais e praças para o desempenho de funções que requerem conhecimento e práticas especializadas em blindagem, por meio de métodos de ensino técnico e tático. Os veículos blindados utilizados no curso são a Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR) EE-9 Cascavel, a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) EE-11 Urutu e o Veículo M3 Stuart.

Dia do Dentista 

Na próxima segunda, 25 de outubro, é o Dia do Dentista. Homenageamos nossos profissionais que prestam Serviço de Odontologia no Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM), atendendo a toda a família militar, buscando sempre o bem-estar e a saúde bucal. Parabéns a todos os dentistas!

Como ser dentista do Exército Brasileiro:

  • Escola de Saúde do Exército (ESSEX) - Uma vez ao ano, o edital é publicado e dentistas de diversas especialidades são chamados para integrar a ESSEX como militares de carreira
  • Oficial temporário - Além dos concursos gerais e anuais, o Exército realiza seleções por região militar para o ofício temporário. Em geral, esses avisos de convocação ocorrem no segundo semestre e possuem avaliação de currículo, antes da realização do teste de conhecimentos

Operação Ibicuí em Rosário do Sul

Foto: Comunicação Social / 2º Brigada de Cavalaria Mecanizada
Operação Ibicuí foi realizada no Campo de Instrução Barão de São Borja, o Saicã

No período de 17 a 22 de outubro, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec) realizou a Operação Ibicuí, Exercício de Adestramento Avançado da Brigada Forsul, desenvolvido, concomitantemente, com a Experimentação Doutrinária da Companhia de Inteligência Militar (CIM), pela 3ª Divisão de Exército (3ª DE), no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB).

A Operação é executada em um contexto tático de Operações de Defesa Externa, focada na realização de Marcha para o Combate e Ataque Coordenado, utilizando o sistema de dupla ação, composto por um Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, reforçado pelos meios da CIM, como força oponente.

3ª DE realiza a entrega os presentes da Campanha do Brinquedo 2021Foto:: Comunicação Social / 3ª DE
Todos os alunos da Escola de Educação Infantil Vila Vitória foram presenteados na Campanha do Brinquedo da 3ª DE

A 3ª Divisão de Exército mobiliza anualmente o público interno da guarnicão com a finalidade de arrecadar brinquedos para serem doados às instituições que atendem às crianças em situação de vulnerabilidade social de Santa Maria.

Neste ano, a campanha escolheu a Escola de Educação Infantil Vila Vitória, localizada na região norte da cidade, contemplado 65 crianças na faixa etária de 1 a 6 anos.

A entrega dos presentes ocorreu no dia 18 de outubro, na própria escola e sem a presença dos pequenos, em virtude da pandemia da Covid-19. Cada turma de alunos irá até a escola receber o presente, diretamente das mãos da professora Ana Cristina Ximendes, diretora da instituição.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190