esa

Exército anuncia que Escola de Sargentos das Armas irá para Recife

Anúncio foi feito pela página do presidente Jair Bolsonaro, no Facebook, na noite desta quinta-feira

O presidente Jair Bolsonaro comunicou, por meio de uma live no Facebook, que o Alto Comando do Exército decidiu, por critério técnicos, que a futura Escola de Sargentos das Armas (ESA) será em Recife (PE). De acordo com o anúncio nas redes sociais, o Comandante do Exército e o Presidente da República estão de acordo com a decisão. Em nota, o Exército confirmou a escolha.

Júri da Kiss terá 56 lugares para familiares de vítimas

Assista:

O prefeito Jorge Pozzobom recebeu a notícia com muita tristeza. Ele disse que acata a decisão, porém não concorda, porque a cidade pernambucana não tem a mesma presença do Exército que Santa Maria, que sedia várias unidades militares e tem o segundo maior contingente militar do Brasil.

- Santa Maria está tecnicamente preparada com todos os requisitos. Recife não tem nada. Só Ponta Grossa tem algo parecido com o que temos aqui - avalia.

Pozzobom não quis comentar sobre o peso político da decisão. Ele ainda ressaltou que a cidade está de parabéns pela campanha que fez por mais de um ano pela vinda da ESA. 

Em nota, o governo do Estado afirmou, que Santa Maria tinha todas as condições para sediar a ESA e que "disputava a escolha com a mais absoluta qualidade técnica até a fase final de decisão". O texto ainda lamenta a decisão, já que Estado e município "trabalharam muito para receber o projeto, mas deseja que o Exército alcance todos os objetivos".

O Exército Brasileiro, também em nota, agradeceu o empenho de instituições públicas e privadas de todas as cidades e estados envolvidos no processo. Segundo o texto, foram visualizados benefícios para a nova sede da escola, entre os quais estão o aumento da oferta de empregos diretos e indiretos, além do incremento na atividade econômica local. A cidade escolhida, segundo o Exército, será referência nacional e internacional na formação do efetivo profissional de sargentos.

Em entrevista à CDN, o general de divisão da reserva do Exército Brasileiro, Joarez Alves Pereira Junior, que realizou as visitas técnicas às três cidades que competiam pela ESA, afirmou não saber o motivo da escolha: 

- Eu fiz todo o estudo. Apresentei tudo das três localidades que estavam na disputa. Todos os aspectos, os pontos mais fortes e algumas vulnerabilidades de cada local, mas todos eles lógico que tinham condições de receber a nova escola. Agora, eu não tenho como dizer o que se passou no Alto comando do Exército e no comandante para a escolha dele. Até porque não me foi dito a razão. Ele avaliou todos os aspectos técnicos e eu acho que, para ele, por algum motivo pesou mais a questão de Recife.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190