enem 2020

Estudantes avaliam segundo dia de provas do Enem

Candidatos que não puderam comparecer em função de sintomas ou diagnóstico positivo da Covid-19 podem pedir reaplicação da prova

Jaiana Garcia
Foto: Foto: Anselmo Cunha (especial/Diário)

Foto: Anselmo Cunha (especial/Diário)

Neste domingo, os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 realizaram a segunda prova do processo seletivo. O encerramento do prazo para a realização das provas foi às 18h30min. A saída dos estudantes, assim como a entrada, foi tranquila, com pouco movimento. Desta vez, as disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática tiveram que ser encaradas pelos candidatos. 

- Na prova de ciências, tinham mais questões de interpretação, com menos cálculos, e matemática foi de bastante raciocínio lógico. Achei acessível - avalia Giovana Rodrigues Silva, 24 anos. 

Segundo dia de Enem tem movimento tranquilo e poucas filas em Santa Maria

Como de costume, as provas exigiram concentração e foram desgastantes em função da quantidade de cálculos.  

- Foi uma prova bastante cansativa, constantemente precisa de cálculo, mas no geral achei tranquila. A maioria dos conteúdos eu sabia - garante o estudante Maurício de Bairros, 18 anos. 

Em relação aos cuidados de higiene, os candidatos, na maioria, se sentiram seguros, porém cobraram que houvesse medição de temperatura na entrada das salas. De acordo com os relatos, houve distanciamento das classes e álcool em gel disponível. 

SALAS ALAGADAS PELA CHUVA 

No Colégio Estadual Manoel Ribas, um dos 25 locais de prova em Santa Maria, algumas salas de aula alagaram por conta da chuva que caiu no começo da tarde. Segundo os estudantes, a água invadiu salas, corredores e um ventilador estourou com as infiltrações.

- Parecia que a gente estava na rua de tanta chuva. Levamos um susto com o estouro do ventilador. Os aplicadores nos colocaram mais para o fundo da sala e estavam tirando a água com rodo. A gente precisa de muita concentração e acabou atrapalhando, deixando a gente nervoso - relatou Fábio Barbosa, 20 anos. 

Os coordenadores e fiscais de prova não quiseram comentar o caso. Não foi confirmado quantas salas foram alagadas e se houve prejuízos para os candidatos. Um relatório com os problemas será feito e apresentado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

CANDIDATOS PODEM PEDIR REAPLICAÇÃO DA PROVA
Os candidatos que tiveram sintomas ou diagnóstico positivo para a Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa e não puderam comparecer à prova (nos dois domingos ou em apenas um deles) podem pedir a reaplicação da prova. O pedido pode ser feito na Página do Participante de 25 a 29 de janeiro. A reaplicação será nos dias 23 e 24 de fevereiro. Mais informações pelo telefone do Inep 0800 616161.

ENEM DIGITAL
O Enem 2020 terá uma versão digital de teste. O projeto-piloto para 96 mil candidatos será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.  


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190