#portodosnós

Empresa santa-mariense de produtos automotivos alcança 22 Estados do Brasil

Black Prime leva tecnologia e agilidade para além das fronteiras

18.398
Foto: Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Hugo Pes criou a Black Prime para atender demandas locais. Em 8 anos, a empresa alcança clientes de 22 Estados do território nacional


Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Hugo Pes criou a Black Prime para atender demandas locais. Em 8 anos, a empresa alcança clientes de 22 Estados do território nacional

A busca por qualidade é um fator sempre presente nas decisões dos consumidores. E isso é o que norteia a Black Prime Produtos Industriais e Automotivos, empresa criada em Santa Maria e expandida para diversas regiões do país, com cinco centros de distribuição que abrangem 22 Estados.


Em 2012, o contador Hugo Pes, 40 anos, junto aos sócios, fundou o negócio na Cidade Universitária. Inicialmente, a ideia era atender somente o público local, com operações em Santa Maria, Santiago e Porto Alegre. Porém, o rápido crescimento fez com que os proprietários começassem a aumentar as áreas de atividade.

- Rapidamente, surgiram demandas de fora, em Santa Catarina e no Paraná. Com isso, iniciamos uma expansão para fora do Estado - explica o sócio.

Ainda segundo ele, o empreendimento começou com o nome Black Sul, já que a intenção era atender apenas a cidade. Com o rápido crescimento, o empreendimento não só alcançou todo o centro do Estado,como conquistou vários municípios de outras regiões do Rio Grande do Sul e do restante do país.

120 mil doses da vacina Coronavac chegam em São Paulo

- Passamos a abrir filiais em outras localidades, como São Paulo e Pernambuco, para administrar as regiões - diz o contador, que acrescenta o fato de a empresa estar também iniciando a produção de materiais, com a criação de uma unidade fabril, em São Paulo.

- Além da fábrica, há o processo de abertura de unidades da Black Prime em Manaus e Goiânia, para atender as regiões Norte e Centro-Oeste - adianta.

DIFERENCIAIS

A escolha pelo nome Black Prime, segundo os proprietários da empresa que se tornou uma holding (sociedade gestora de participações sociais), se deu por dois motivos: pela expansão às demais regiões do Brasil, e porque o termo "prime" designa a qualidade dos produtos. Pes considera esse um dos diferenciais da Black Prime.

- Prezamos pela qualidade. No design, na visibilidade e em todos os aspectos dos nossos produtos, principalmente trabalhando com fórmulas exclusivas, que é o nosso diferencial.

Heverton Dal Santo, 50, também sócio-fundador, atribui o crescimento acelerado a uma ação realizada pelos gestores, em meados de 2013.

VÍDEO: com 60 cartinhas, Associação Colibri participa do Amigo Secreto do Diário

- Como precisávamos de mais agilidade e tecnologia, criamos uma empresa de software, a Black Sul, também em Santa Maria. Então, passamos a operar com o Átalo, um software de vendas, e a ter a Black Prime em formato digital, na palma da mão - menciona o sócio.

Ainda conforme os proprietários, o empreendimento mantém três focos: processos, produtos e pessoas. Dal Santo enfatiza que os recursos humanos e o caráter meritocrático são marcas da Black Prime:

- A meritocracia é essencial em nossas operações, quanto mais se produz, mais se ganha. Isso, inclusive, faz com que os próprios colaboradores se sintam realizados.

PERSPECTIVAS

   O ano foi de muitos desafios em todos os segmentos comerciais em função da pandemia, e com a Black Prime não foi diferente. Entre os meses de março e abril, o negócio chegou a ter uma queda de 50% no faturamento, e o novo cenário exigiu adaptação.

- Focamos no e-commerce (comércio eletrônico), e atendemos as novas demandas do mercado. Produzimos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e álcool, além de fazermos promoções para setores essenciais - conta Hugo Pes.

As dificuldades não foram impeditivos para que a produtora industrial e automotiva seguisse o caminho da prosperidade. De abril a outubro, houve um crescimento de 257%. Mas o êxito se deu por conta da capacidade de se reinventar, principalmente a partir da tecnologia e atenção às oportunidades de mercado.

'Descubra em Rede' fará mais de 200 lives para apresentar UFSM a novos alunos

O fundador considera 2020 o melhor ano da empresa. De abril em diante, todas as metas foram alcançadas, o que é reflexo do empenho de toda a equipe.

O objetivo, agora, é ir além da proposta inicial de suprir apenas as demandas locais, e expandir o empreendimento para além das fronteiras nacionais.

- A empresa já tem alcance nacional. O projeto agora é transformá-la em multinacional, valendo-se do Uruguai como piloto - diz Pes.

BLACK PRIME

  • Atuação - Comércio de produtos industriais e automotivos
  • Fundação - 2012
  • Empregos - 40 funcionários administrativos, 200 representantes comerciais e 5 diretores
  • Endereço - Avenida João Machado Soares, 1.485, Camobi
  • Telefone - (55) 3347-1727
  • Site - loja.blackprime.com.br
  • Facebook - @blackprimebrasil
  • Instagram - @blackprimebrasil

*Colaborou Wederlei Pires


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190